Oi, não sei vou escrever bobagens mas... vou dar o meu "testemunho de
necessidade e experimento em Calc"
o Calc não necessita de inserir tabelas (digamos assim) como no Write por que
elas já estão lá dispostas e em grande número de linhas, então acho que não foi
levado ao caso a nossa necessidade de em algum momento inserir determinado
número de linha.s
Nestes dias queria "sequestrar" dados de uma planilha para a outra, sendo que
estes dados sequestrados deveriam entrar na outra planilha, dispostos como um
banco de dados pequeno, sem montar nos dados anteriores.
Algo assim: uma planilha como formulário de entrada, outras duas como recibo de
entrada ou saída e outra planilha ainda como um lugar para armazenar os dados
que seriam sequestrados da planilha-formulário de entrada... O que eu fiz (não
entendo nada de macro)????
Coloquei uma lista de dados na planilha 1, sendo que na colunaA coloquei os
quesitos nome, segundo nome.... um em baixo do outro e, na colunaB coloquei os
dados, João, Alberto.... e (aqui começou a coisa) fui para quarta planilha. Lá
cliquei em "Ferramentas" gravar macro, depois cliquei na planilha 1, selecionei
os dados da colunaB *os dados e não a coluna toda, senão não dá certo. cliquei
em ctrl+x, voltei a quarta coluna, cliquei com o botão direito do mouse na
primeira célula, escolhi "colar especial", em "seleção" marquei o tipo de dos
que eu queria que colasse na ação, em "opções" marquei em "transpor" e em
"deslocar células" marquei em para baixo..... Depois cliquei na caixinha que
ficou em aberto para parar a gravação de macro e dei um nome para ela.
Então, coloquei novos dados, mandei executar a macro e sucesso! fez tudo
direitinho inserindo os dados em uma nova linha. Sei que este não é exatamente
o seu caso, mas foi um jeito de automatizar inserindo dados sem montar nas
linhas subsequentes.
Ainda, coloquei uma figurinha e cliquei com o botão direito nela e atribuindo
uma macro (essa), depois foi só clicar na figura e tchans... tudo lá.
Por curiosidade abri a macro e fiquei estudando (ainda estou nessa parte, pois
como disse não entendo nada de macro).
Esta foi minha experiencia na necessidade, de inserir linhas no Calc.
Eu precisei desse negocio de inserir> Date: Sat, 7 Feb 2009 09:30:28 -0200>
From: [email protected]> To: [email protected]> Subject:
Re: [usuarios OOo] Inserir uma quantidade específica de linhas no Calc> >
Obrigado, Osvaldo!!!> mas... (sempre tem um "mas" ;) Não tem um método mais
fácil? Se forem 143> linhas já começa a complicar...(isso é só um exemplo, não
é meu caso agora)> Não tem nenhuma caixinha de diálogo escondida em algum
lugar?> O Write tem isso para tabelas, será que Calc não tem?!> > -- > - - - ·>
Márcio Vinícius Pinheiro> meu blog Peixe na rede:
http://peixenarede.blogspot.com> minha arte digital na Internet:
http://viniciusdoideira.deviantart.com> meus atalhos de Internet:
http://del.icio.us/marciovinicius> emails alternativos: [email protected],
[email protected],> [email protected]> > 2009/2/6 Osvaldo
Kussama <[email protected]>> > > --- Em sex, 6/2/09, Osvaldo Kussama
<[email protected]>> > escreveu:> >> > > De: Osvaldo Kussama
<[email protected]>> > > Assunto: Re: [usuarios OOo] Inserir uma
quantidade específica de linhas> > no Calc> > > Para:
[email protected]> > > Data: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009,
19:27> > > --- Em sex, 6/2/09, Márcio Vinícius Pinheiro> > >
<[email protected]> escreveu:> > >> > > > gostaria de saber se há
algum meio de escolher> > > quantas> > > > linhas inserir em uma> > > >
planilha do Calc. Tanto botões quanto menus só me> > > dão a> > > > opção de
inserir uma> > > > a uma. Em uma tabela do Write, ao clicar em> > > "inserir> >
> > linhas", aparece um> > > > dialogozinho pedindo para informar quantas
linhas> > > inserir.> > > > Isso não tem no> > > > Calc?> > > >> > >> > >> > >
Selecione a linha, a partir da qual deseja inserir,> > > clicando no nº da
linha (lado esquerdo);> > > Com a tecla shift pressionada clique em quantas
linhas> > > abaixo deseja inserir (as linhas ficarão sombreadas);> > >
Selecione: Inserir >> Linhas.> > >> >> >> > Só complementando:> > Não é
necessário selecionar toda a linha. Basta selecionar o número de> > células (na
vertical) correspondente ao nº de linhas que deseja inserir e> > menu Inserir
>> Linhas.> >> > Osvaldo> >> >> >> > Veja quais são os assuntos do momento no
Yahoo! +Buscados> > http://br.maisbuscados.yahoo.com> >> >
---------------------------------------------------------------------> > To
unsubscribe, e-mail: [email protected]> > For
additional commands, e-mail: [email protected]> >> >
_________________________________________________________________
Windows Live Messenger. O melhor em multitarefa.
http://www.microsoft.com/windows/windowslive/messenger.aspx