Pois é, João. Boa solução que você encontrou. Quanto à justificativa que você arranjou para a não existência da função inserir linhas, apesar de ela existir (só não nos dá a possibilidade de escolher quantas inserir), eu até entendo. Mas o fato é que no fundo, não se trata de inserir nada, logo o fato de as linhas já estarem todas dispostas lá acaba não justificando. O caso trata de "empurrar" as informações para linhas abaixo, e com isso, cedo ou tarde, todo mundo acaba se deparando. Além do que, se posso empurrar esses dados para uma linha abaixo de cada vez, poe que não X linhas de uma vez?
Deve ser algo muito difícil mesmo de implementar, já que o nosso concorrente, também funciona do mesmo jeito. Saudações a todos, e obrigado pelas ideias. -- - - - · Márcio Vinícius Pinheiro meu blog Peixe na rede: http://peixenarede.blogspot.com minha arte digital na Internet: http://viniciusdoideira.deviantart.com meus atalhos de Internet: http://del.icio.us/marciovinicius emails alternativos: [email protected], [email protected], [email protected] 2009/2/7 João Alberto Garcia <[email protected]> > > Oi, não sei vou escrever bobagens mas... vou dar o meu "testemunho de > necessidade e experimento em Calc" > > o Calc não necessita de inserir tabelas (digamos assim) como no Write por > que elas já estão lá dispostas e em grande número de linhas, então acho que > não foi levado ao caso a nossa necessidade de em algum momento inserir > determinado número de linha.s > > Nestes dias queria "sequestrar" dados de uma planilha para a outra, sendo > que estes dados sequestrados deveriam entrar na outra planilha, dispostos > como um banco de dados pequeno, sem montar nos dados anteriores. > Algo assim: uma planilha como formulário de entrada, outras duas como > recibo de entrada ou saída e outra planilha ainda como um lugar para > armazenar os dados que seriam sequestrados da planilha-formulário de > entrada... O que eu fiz (não entendo nada de macro)???? > > Coloquei uma lista de dados na planilha 1, sendo que na colunaA coloquei os > quesitos nome, segundo nome.... um em baixo do outro e, na colunaB coloquei > os dados, João, Alberto.... e (aqui começou a coisa) fui para quarta > planilha. Lá cliquei em "Ferramentas" gravar macro, depois cliquei na > planilha 1, selecionei os dados da colunaB *os dados e não a coluna toda, > senão não dá certo. cliquei em ctrl+x, voltei a quarta coluna, cliquei com o > botão direito do mouse na primeira célula, escolhi "colar especial", em > "seleção" marquei o tipo de dos que eu queria que colasse na ação, em > "opções" marquei em "transpor" e em "deslocar células" marquei em para > baixo..... Depois cliquei na caixinha que ficou em aberto para parar a > gravação de macro e dei um nome para ela. > > Então, coloquei novos dados, mandei executar a macro e sucesso! fez tudo > direitinho inserindo os dados em uma nova linha. Sei que este não é > exatamente o seu caso, mas foi um jeito de automatizar inserindo dados sem > montar nas linhas subsequentes. > > Ainda, coloquei uma figurinha e cliquei com o botão direito nela e > atribuindo uma macro (essa), depois foi só clicar na figura e tchans... tudo > lá. > > Por curiosidade abri a macro e fiquei estudando (ainda estou nessa parte, > pois como disse não entendo nada de macro). > > Esta foi minha experiencia na necessidade, de inserir linhas no Calc. > > > Eu precisei desse negocio de inserir> Date: Sat, 7 Feb 2009 09:30:28 -0200> > From: [email protected]> To: [email protected]> > Subject: Re: [usuarios OOo] Inserir uma quantidade específica de linhas no > Calc> > Obrigado, Osvaldo!!!> mas... (sempre tem um "mas" ;) Não tem um > método mais fácil? Se forem 143> linhas já começa a complicar...(isso é só > um exemplo, não é meu caso agora)> Não tem nenhuma caixinha de diálogo > escondida em algum lugar?> O Write tem isso para tabelas, será que Calc não > tem?!> > -- > - - - ·> Márcio Vinícius Pinheiro> meu blog Peixe na rede: > http://peixenarede.blogspot.com> minha arte digital na Internet: > http://viniciusdoideira.deviantart.com> meus atalhos de Internet: > http://del.icio.us/marciovinicius> emails alternativos: [email protected], > [email protected],> [email protected]> > 2009/2/6 Osvaldo > Kussama <[email protected]>> > > --- Em sex, 6/2/09, Osvaldo > Kussama <[email protected]>> > escreveu:> >> > > De: Osvaldo > Kussama <[email protected]>> > > Assunto: Re: [usuarios OOo] > Inserir uma quantidade específica de linhas> > no Calc> > > Para: > [email protected]> > > Data: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de > 2009, 19:27> > > --- Em sex, 6/2/09, Márcio Vinícius Pinheiro> > > < > [email protected]> escreveu:> > >> > > > gostaria de saber se há > algum meio de escolher> > > quantas> > > > linhas inserir em uma> > > > > planilha do Calc. Tanto botões quanto menus só me> > > dão a> > > > opção de > inserir uma> > > > a uma. Em uma tabela do Write, ao clicar em> > > > "inserir> > > > linhas", aparece um> > > > dialogozinho pedindo para > informar quantas linhas> > > inserir.> > > > Isso não tem no> > > > Calc?> > > > >> > >> > >> > > Selecione a linha, a partir da qual deseja inserir,> > > > clicando no nº da linha (lado esquerdo);> > > Com a tecla shift pressionada > clique em quantas linhas> > > abaixo deseja inserir (as linhas ficarão > sombreadas);> > > Selecione: Inserir >> Linhas.> > >> >> >> > Só > complementando:> > Não é necessário selecionar toda a linha. Basta > selecionar o número de> > células (na vertical) correspondente ao nº de > linhas que deseja inserir e> > menu Inserir >> Linhas.> >> > Osvaldo> >> >> > >> > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados> > > http://br.maisbuscados.yahoo.com> >> > > ---------------------------------------------------------------------> > To > unsubscribe, e-mail: [email protected]> > For > additional commands, e-mail: [email protected]> >> > > _________________________________________________________________ > Windows Live Messenger. O melhor em multitarefa. > http://www.microsoft.com/windows/windowslive/messenger.aspx
