Pois é, João. Boa solução que você encontrou.

Quanto à justificativa que você arranjou para a não existência da função
inserir linhas, apesar de ela existir (só não nos dá a possibilidade de
escolher quantas inserir), eu até entendo. Mas o fato é que no fundo, não se
trata de inserir nada, logo o fato de as linhas já estarem todas dispostas
lá acaba não justificando. O caso trata de "empurrar" as informações para
linhas abaixo, e com isso, cedo ou tarde, todo mundo acaba se deparando.
Além do que, se posso empurrar esses dados para uma linha abaixo de cada
vez, poe que não X linhas de uma vez?

Deve ser algo muito difícil mesmo de implementar, já que o nosso
concorrente, também funciona do mesmo jeito.

Saudações a todos, e obrigado pelas ideias.
-- 
- - - ·
Márcio Vinícius Pinheiro
meu blog Peixe na rede: http://peixenarede.blogspot.com
minha arte digital na Internet: http://viniciusdoideira.deviantart.com
meus atalhos de Internet: http://del.icio.us/marciovinicius
emails alternativos: [email protected], [email protected],
[email protected]

2009/2/7 João Alberto Garcia <[email protected]>

>
> Oi, não sei vou escrever bobagens mas... vou dar o meu "testemunho de
> necessidade e experimento em Calc"
>
> o Calc não necessita de inserir tabelas (digamos assim) como no Write por
> que elas já estão lá dispostas e em grande número de linhas, então acho que
> não foi levado ao caso a nossa necessidade de em algum momento inserir
> determinado número de linha.s
>
> Nestes dias queria "sequestrar" dados de uma planilha para a outra, sendo
> que estes dados sequestrados deveriam entrar na outra planilha, dispostos
> como um banco de dados pequeno, sem montar nos dados anteriores.
> Algo assim: uma planilha como formulário de entrada, outras duas como
> recibo de entrada ou saída e outra planilha ainda como um lugar para
> armazenar os dados que seriam sequestrados da  planilha-formulário de
> entrada... O que eu fiz (não entendo nada de macro)????
>
> Coloquei uma lista de dados na planilha 1, sendo que na colunaA coloquei os
> quesitos nome, segundo nome.... um em baixo do outro e, na colunaB coloquei
> os dados, João, Alberto.... e (aqui começou a coisa) fui para quarta
> planilha. Lá cliquei em "Ferramentas" gravar macro, depois cliquei na
> planilha 1, selecionei os dados da colunaB *os dados e não a coluna toda,
> senão não dá certo. cliquei em ctrl+x, voltei a quarta coluna, cliquei com o
> botão direito do mouse na primeira célula, escolhi "colar especial", em
> "seleção" marquei o tipo de dos que eu queria que colasse na ação, em
> "opções" marquei em "transpor" e em "deslocar células" marquei em para
> baixo..... Depois cliquei na caixinha que ficou em aberto para parar a
> gravação de macro e dei um nome para ela.
>
> Então, coloquei novos dados, mandei executar a macro e sucesso! fez tudo
> direitinho inserindo os dados em uma nova linha. Sei que este não é
> exatamente o seu caso, mas foi um jeito de automatizar inserindo dados sem
> montar nas linhas subsequentes.
>
> Ainda, coloquei uma figurinha e cliquei com o botão direito nela e
> atribuindo uma macro (essa), depois foi só clicar na figura e tchans... tudo
> lá.
>
> Por curiosidade abri a macro e fiquei estudando (ainda estou nessa parte,
> pois como disse não entendo nada de macro).
>
> Esta foi minha experiencia na necessidade, de inserir linhas no Calc.
>
>
> Eu precisei desse negocio de inserir> Date: Sat, 7 Feb 2009 09:30:28 -0200>
> From: [email protected]> To: [email protected]>
> Subject: Re: [usuarios OOo] Inserir uma quantidade específica de linhas no
> Calc> > Obrigado, Osvaldo!!!> mas... (sempre tem um "mas" ;) Não tem um
> método mais fácil? Se forem 143> linhas já começa a complicar...(isso é só
> um exemplo, não é meu caso agora)> Não tem nenhuma caixinha de diálogo
> escondida em algum lugar?> O Write tem isso para tabelas, será que Calc não
> tem?!> > -- > - - - ·> Márcio Vinícius Pinheiro> meu blog Peixe na rede:
> http://peixenarede.blogspot.com> minha arte digital na Internet:
> http://viniciusdoideira.deviantart.com> meus atalhos de Internet:
> http://del.icio.us/marciovinicius> emails alternativos: [email protected],
> [email protected],> [email protected]> > 2009/2/6 Osvaldo
> Kussama <[email protected]>> > > --- Em sex, 6/2/09, Osvaldo
> Kussama <[email protected]>> > escreveu:> >> > > De: Osvaldo
> Kussama <[email protected]>> > > Assunto: Re: [usuarios OOo]
> Inserir uma quantidade específica de linhas> > no Calc> > > Para:
> [email protected]> > > Data: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de
> 2009, 19:27> > > --- Em sex, 6/2/09, Márcio Vinícius Pinheiro> > > <
> [email protected]> escreveu:> > >> > > > gostaria de saber se há
> algum meio de escolher> > > quantas> > > > linhas inserir em uma> > > >
> planilha do Calc. Tanto botões quanto menus só me> > > dão a> > > > opção de
> inserir uma> > > > a uma. Em uma tabela do Write, ao clicar em> > >
> "inserir> > > > linhas", aparece um> > > > dialogozinho pedindo para
> informar quantas linhas> > > inserir.> > > > Isso não tem no> > > > Calc?> >
> > >> > >> > >> > > Selecione a linha, a partir da qual deseja inserir,> > >
> clicando no nº da linha (lado esquerdo);> > > Com a tecla shift pressionada
> clique em quantas linhas> > > abaixo deseja inserir (as linhas ficarão
> sombreadas);> > > Selecione: Inserir >> Linhas.> > >> >> >> > Só
> complementando:> > Não é necessário selecionar toda a linha. Basta
> selecionar o número de> > células (na vertical) correspondente ao nº de
> linhas que deseja inserir e> > menu Inserir >> Linhas.> >> > Osvaldo> >> >>
> >> > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados> >
> http://br.maisbuscados.yahoo.com> >> >
> ---------------------------------------------------------------------> > To
> unsubscribe, e-mail: [email protected]> > For
> additional commands, e-mail: [email protected]> >> >
> _________________________________________________________________
> Windows Live Messenger. O melhor em multitarefa.
> http://www.microsoft.com/windows/windowslive/messenger.aspx

Responder a