2009/2/27 Renato S. Yamane <[email protected]> > Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu: > >> Interpretando-se o vídeo referenciado adiante, e aceitando pelo menos >> algumas informações contidas neles, vê-se que a Microsoft ainda não valoriza >> a essência de uma padronização. >> > > Assistir um vídeo do Sérgio Amadeu comentando sobre ODF é o mesmo que > assistir um vídeo do Balmer sobre o Win Vista.
Quem fala mais nesse vídeo não é o Sergio Amadeu. Concordo que ele "conduz". Mas o que Balmer faria?! Gritaria feito um louco! Sérgio está bem mais comportado como entrevistador. > Na atual situação existem 2 padrões: ODF e OOXML. > Qual você acha que será nativo e com melhor integração no MS Office? > E qual você acha que será nativo e com melhor integração no OpenOffice? > > E lembre-se: MS Office é utilizado pela maioria esmagadora das > pessoas/empresas. > > O que importa, de fato, é como as coisas acontecem no atual cenário! > - No setor corporativo, a maioria esmagadora do documentos são nativos do > MS Office. > - Usuários utilizam MS Office (mesmo sendo pirata). > > Não será um padrão ISO/IEC que mudará isso. Minha primeira preocupação nesse assunto de suite de escritório não é a guerra entre o Open Office e o Microsoft Office. Claro que eu prefiro que se passe a usar o Open Office invés do Microsoft Office. Mas antes de me preocupar com a simples escolha entre os dois produtos, eu dou atenção a uma das "idéias" do vídeo: é muito importante a independência de fabricante e, principalmente, ter uma especificação de qualidade para o formato, que garanta acesso aos dados em tempos futuros. Se as pessoas atentarem para estas duas questões, a Microsoft vai ter de tomar jeito com seus "laços" tecnológicos ou perderá espaço. Mais uma vez o que falta é informação. Governos têm esse tipo de preocupação, mas é crucial que o cidadão (usuário) esteja a par dessas coisas também. O que temos que mudar é a filosofia da Microsoft e não sair aprovando > padrões por aí, e dizendo que isso é bom (ou mau). O que seria "mudar a filosofia da Microsoft"? Concordo em não sair aprovando padrões, mas opino que "o padrão" deve existir, e que ele seja digno de aprovação. Termos dois "padrões" ou mais é uma palhaçada! Alexandre Magno
