2009/2/27 Renato S. Yamane <[email protected]>

> Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu:
>
>> Interpretando-se o vídeo referenciado adiante, e aceitando pelo menos
>> algumas informações contidas neles, vê-se que a Microsoft ainda não valoriza
>> a essência de uma padronização.
>>
>
> Assistir um vídeo do Sérgio Amadeu comentando sobre ODF é o mesmo que
> assistir um vídeo do Balmer sobre o Win Vista.


Quem fala mais nesse vídeo não é o Sergio Amadeu. Concordo que ele "conduz".
Mas o que Balmer faria?! Gritaria feito um louco! Sérgio está bem mais
comportado como entrevistador.


> Na atual situação existem 2 padrões: ODF e OOXML.
> Qual você acha que será nativo e com melhor integração no MS Office?
> E qual você acha que será nativo e com melhor integração no OpenOffice?
>
> E lembre-se: MS Office é utilizado pela maioria esmagadora das
> pessoas/empresas.
>
> O que importa, de fato, é como as coisas acontecem no atual cenário!
> - No setor corporativo, a maioria esmagadora do documentos são nativos do
> MS Office.
> - Usuários utilizam MS Office (mesmo sendo pirata).
>
> Não será um padrão ISO/IEC que mudará isso.


Minha primeira preocupação nesse assunto de suite de escritório não é a
guerra entre o Open Office e o Microsoft Office. Claro que eu prefiro que se
passe a usar o Open Office invés do Microsoft Office. Mas antes de me
preocupar com a simples escolha entre os dois produtos, eu dou atenção a uma
das "idéias" do vídeo: é muito importante a independência de fabricante e,
principalmente, ter uma especificação de qualidade para o formato, que
garanta acesso aos dados em tempos futuros.

Se as pessoas atentarem para estas duas questões, a Microsoft vai ter de
tomar jeito com seus "laços" tecnológicos ou perderá espaço. Mais uma vez o
que falta é informação. Governos têm esse tipo de preocupação, mas é crucial
que o cidadão (usuário) esteja a par dessas coisas também.

O que temos que mudar é a filosofia da Microsoft e não sair aprovando
> padrões por aí, e dizendo que isso é bom (ou mau).


O que seria "mudar a filosofia da Microsoft"?

Concordo em não sair aprovando padrões, mas opino que "o padrão" deve
existir, e que ele seja digno de aprovação. Termos dois "padrões" ou mais é
uma palhaçada!

Alexandre Magno

Responder a