Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu:
Renato S. Yamane escreveu:
Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu:
Quando for "vender" a idéia de usar BrOffice aos seus amigos, não esqueça
de mencionar que ODF é norma ISO (padrão internacional) e norma ABNT
Se for por isso, o OpenXML também é padrão ISO... ISO/IEC29500.
Entraram na marra no mundo dos padrões!
Na atual situação isso não importa mais. O padrão foi aprovado.
Infelizmente essa é a atual realidade.
Interpretando-se o vídeo referenciado adiante, e aceitando pelo menos
algumas informações contidas neles, vê-se que a Microsoft ainda não valoriza
a essência de uma padronização.
Assistir um vídeo do Sérgio Amadeu comentando sobre ODF é o mesmo que
assistir um vídeo do Balmer sobre o Win Vista.
Tente explicar a importância disso.
Importância de ser um padrão ISO? Não há importância nenhuma nisso.
Não a importância "por" ser um padrão, mas a importância "de" ser um padrão;
genuinamente falando, a importância de ser algo "pensado" para o bem comum,
e não apenas para a Microsoft.
Na atual situação existem 2 padrões: ODF e OOXML.
Qual você acha que será nativo e com melhor integração no MS Office?
E qual você acha que será nativo e com melhor integração no OpenOffice?
E lembre-se: MS Office é utilizado pela maioria esmagadora das
pessoas/empresas.
O que importa, de fato, é como as coisas acontecem no atual cenário!
- No setor corporativo, a maioria esmagadora do documentos são nativos
do MS Office.
- Usuários utilizam MS Office (mesmo sendo pirata).
Não será um padrão ISO/IEC que mudará isso.
Outro exemplo do mundo real: Tente manipular a planilha disponível em
<http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=501996>
O que temos que mudar é a filosofia da Microsoft e não sair aprovando
padrões por aí, e dizendo que isso é bom (ou mau).
A União Européia está no caminho certo, aplicando multas pesadas na
Microsoft por dificultar o compartilhamento de informações utilizadas em
documentos de uso comum entre diversas plataformas.
Se a Microsoft quiser adotar a cor AZUL como sendo padrão em todas as
fontes dos documentos, pode ter certeza que todos os documentos
começarão a serem escritos em AZUL e não mais em PRETO, mesmo que exista
um padrão ISO/IEC/DIN/ABNT/IETF dizendo que o padrão é PRETO.
E até os fabricantes de impressoras se adaptarão a isso, oferecendo
cartuchos e tonners na cor azul (e não mais em preto).
Att,
Renato
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [email protected]
For additional commands, e-mail: [email protected]