Em 25-02-2009 19:21, Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu:
Quando for "vender" a idéia de usar BrOffice aos seus amigos, não esqueça de
mencionar que ODF é norma ISO (padrão internacional) e norma ABNT
Se for por isso, o OpenXML também é padrão ISO... ISO/IEC29500.
Tente explicar a importância disso.
Importância de ser um padrão ISO? Não há importância nenhuma nisso.
Essa norma é para quem vai desenvolver um aplicativo office, ou para
quem irá fazer algum tipo de integração com esses tipos de arquivos.
Essa norma não é para usuários e muito menos para dizer qual é o formato
de arquivo que você irá utilizar na SUA casa ou no SEU escritório.
Nesse caso (formato de arquivos), quem dita os padrões são os usuários e
não a ISO. Não adianta o ODF ou o OOXML ser um padrão ISO se os usuários
continuarem a utilizar .DOC... O padrão, de fato, será o Office 2003
(nesse exemplo).
Quer um exemplo? O modelo OSI.
O modelo de camadas OSI é padrão ISO (ISO/IEC 7498), mas quem de fato
domina é o TCP/IP.
Dizer que determinado formato é bom porque é um padrão ISO não se
justifica. Muito pelo contrário, isso é falta de argumentação.
O formato ODF é bom porque é aberto, de fácil manipulação e
integração... Ao contrário do OOXML.
Prove isso, e já basta.
Att,
Renato
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [email protected]
For additional commands, e-mail: [email protected]