2009/2/26 Renato S. Yamane <[email protected]>

> Em 25-02-2009 19:21, Alexandre Magno Brito de Medeiros escreveu:
>
>> Quando for "vender" a idéia de usar BrOffice aos seus amigos, não esqueça
>> de
>> mencionar que ODF é norma ISO (padrão internacional) e norma ABNT
>>
>
> Se for por isso, o OpenXML também é padrão ISO... ISO/IEC29500.
>

Entraram na marra no mundo dos padrões!

Interpretando-se o vídeo referenciado adiante, e aceitando pelo menos
algumas informações contidas neles, vê-se que a Microsoft ainda não valoriza
a essência de uma padronização.

Tente explicar a importância disso.
>>
>
> Importância de ser um padrão ISO? Não há importância nenhuma nisso.


Não a importância "por" ser um padrão, mas a importância "de" ser um padrão;
genuinamente falando, a importância de ser algo "pensado" para o bem comum,
e não apenas para a Microsoft.

O significado de "Tente explicar a importância disso." ficou claro quando
sugeri assistir o vídeo a seguir, que pode ajudar a entender "a importância
disso".

Padrões Abertos na Comunicação em Rede (ODF e OpenXML) - 52 min  -
08/08/2008
http://video.google.com/videoplay?docid=-3139687036574639693&ei=XI6gSLfcOoeMqQKc6NyzCg

Essa norma é para quem vai desenvolver um aplicativo office, ou para quem
> irá fazer algum tipo de integração com esses tipos de arquivos.
>
> Essa norma não é para usuários e muito menos para dizer qual é o formato de
> arquivo que você irá utilizar na SUA casa ou no SEU escritório.
>
> Nesse caso (formato de arquivos), quem dita os padrões são os usuários e
> não a ISO. Não adianta o ODF ou o OOXML ser um padrão ISO se os usuários
> continuarem a utilizar .DOC... O padrão, de fato, será o Office 2003 (nesse
> exemplo).


Pois é. Por que os usuários veriam importância em usar um padrão?

É por isso que estou tentando mostrar aos demais a importância dos padrões.
Para isso eu estou contando com a grande ajuda daquele vídeo. Estou
esperando que ele fale por mim. Aliás, ele falará mais do que eu falaria,
com certeza. É um trabalho de informação e conscientização.


> Quer um exemplo? O modelo OSI.
> O modelo de camadas OSI é padrão ISO (ISO/IEC 7498), mas quem de fato
> domina é o TCP/IP.
>
> Dizer que determinado formato é bom porque é um padrão ISO não se
> justifica. Muito pelo contrário, isso é falta de argumentação.


Eu não disse isso. Aprenda a ler! Para não ter que imaginar palavras que não
foram ditas.


> O formato ODF é bom porque é aberto, de fácil manipulação e integração...
> Ao contrário do OOXML. Prove isso, e já basta.


É nesse sentido, realmente, a minha exposição. Mas não para "provar" algo. É
mais para insinuar mesmo.

Peço que assistam ao vídeo.

Tentar provar alguma coisa do tipo eu considero uma perda de tempo. Pois
existem inúmeras necessidades diferentes que são levadas em consideração
numa comparação como essa.

Meu objetivo aqui é oferecer informações sob uma determinada ótica que
favorece uma escolha; sim, a escolha do OpenOffice. Se tal escolha for
conquistada, será indiretamente, por que não perderei meu tempo argumentando
exaustivamente a favor dela. Até por que tenho consciência que ela não é
válida para todos os casos.

Nesse caso, cada um que use as informações recebidas para seus juízos.
Poderei dar uma ajuda aqui e ali, se eu for convidado. Desde já, rejeito o
convite para "provar a coisa toda".

Alexandre Magno

Responder a