Amilcar Brunazo Filho wrote:

> Depois de anos estudando a questão do voto eletrônico eu cheguei (o o
> Marcio teixeira também) a conclusão que é dificílimo construir um sistema
> que tenhas as duas seguintes qualidades simultaneamente:
> 1- garantia do inviolabilidade (sigilo) do voto
> 2- garantia de integridade do voto (ou seja, garantia contra a troca ou
> desvio de votos)
>
> É perfeitamente possivel se criar um sistema que garanta 100% qualquer uma
> das duas condições acima, EM SEPARADO. Mas fica quase impossível se
> construir um sistema que garanta as duas SIMULTANEAMNETE.

> [...]

Alicar,
Considerando "sistema"  nao so a programacao, mas todo o conjunto de
procedimentos
de votacao, discordo desta conclusao.
O processo criado aqui no forum de fazer o eleitor confirmar o seu voto
atraves
da leitura do comprovante (sem toca-lo, atraves de visor transparente) e
imediata coleta do comprovante na confirmacao do voto, a meu ver reune
perfeitamente a garantia de ambos os quesitos, considerando que as
sugestoes do
forum (nao digitar o titulo, e imprimir o comprovante sem identificacao)
sejam atendidas.
A qualidade do voto eh verificavel pela unica pessoa que conhece o voto:
o eleitor.
E sem quebra do sigilo, pois depositado no coletor o comprovante nao
esta
mais associado ao eleitor, e permitira conferencia e auditoria.

[]s  Benjamin Azevedo