Bom, é visivel que hoje temos pelo menos 2 grupos articulados dentro da
Wikipédia e sempre fica uma lado votando contra o outro em pedidos, estatutos e
etc.

Basta acontecer qualquer polemica dentro da Wikipédia e recebemos uma chuva de
pedidos de votos em privado no Facebook pedindo para votar contra alguem ou a
favor de algo.

Daí cobram a participação em certas discussões e votações, mas se você vota de
um jeito é visto como membro de um grupo, se vota de outro jeito é visto como
membro de outro grupo, e a partir de então tudo que você fizer dentro da
Wikipédia será enviesado como membro de grupo A ou grupo B, por isso acabo
evitando ao máximo participar de certas votações, mesmo recebendo vários
pedidos em privado via facebook e as vezes tendo opinião pertinente.

Acho que o problema não são as regras e recomendações em sí mas a aplicação
delas, que variam de pessoa pra pessoa e de caso pra caso.

Outra questão importante é o tratamento a novos usuários. A grande maioria aqui
começou a editar quando as regras eram mais flexiveis, qualquer tipo de
conteudo entrava e ficava. Hoje as regras são mais evoluidas e é mais dificil
começar a editar de maneira correta. Precisamos orientar melhor quem chega,
promover mais atividades offline e online para capacitar as pessoas pois
ninguem nasce sabendo editar a Wikipédia, cabe aos mais experientes ensinar a
quem está chegando.

Podemos automatizar certas orientações e informações como aquelas que aparecem
ao carregar a primeira imagem no commons, algo bem direto e ilustrativo que
apareça antes do usuário salvar seu primeiro artigo. Sei que aqui não é o lugar
para discutir e debater isso, mas vejo várias informações confusas e várias
melhorias necessárias. Temos vários materiais produzidos pelo programa
catalisador em parceria com a Ação Educativa que mal foram usados, distribuidos
e divulgados.

Precisamor organizar mais atividades de capacitação, mais edit-a-thon e chamar
atenção da mídia para essas regras e funcionamento da Wikipédia.

Conversei com a Oona e vários professores da area de comunicação aqui no Rio,
ainda este ano pretendo organizar um evento para esse público via user group e
também gerar algumas pautas para a mídia para disseminar melhor essas
informações.

Rodrigo Padula
Coordenador de Projetos
Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa
http://www.wikimedia.org.br
21 99326-0558

---- Em Sex, 01 Abr 2016 08:51:47 -0300 Diego
Queiroz<queiroz.di...@gmail.com> escreveu ----

Assino embaixo do que o Teles disse, pois concordo 100%.

A Wikipédia não é constituída por um sistema político

A Wikipédia não é uma sociedade secreta