Olá,
    Eu não queria gerar discussões infindáveis(embora sempre se aproveite algo
nelas), mas lá vai. Eu não sei até que ponto o sonho java está desacreditado
não wilton. Em minha limitada perspectiva, não está tão desacreditado assim.
    O fato de vc poder desenvolver uma aplicação(ex. com Tomcat) em um servidor
e poder transportá-la com relativa facilidade(bem, depende) pra outro servidor
*devido ao fato* de que ambos obedecem uma *especificação*(ex. servlets) para
poder aproveitar outras especificações implementadas pelo novo servidor é uma
característica bastante desejável. Engraçado, essa característica
deveria(teoricamente) se evidenciar e ser vantagem em produtos totalmente
open-source, como zope e plone, e não em "coisas java". Realmente estranho.
    Voltando ao mundo python... Quantos "frameworks web", cms-like, etc,
existem feitos em python? Todo dia aparece alguem anunciando um na lista
python-brasil.
    Acreditem, eu não sou java-evangelist, inclusive acho python muito melhor
do que java em vários aspectos. Mas talvez algumas coisas nos frameworks
pyhton( como pzp) como independência de servidores, deveriam ser pensadas de
forma melhor, e o fanatismo controlado.
    Quem sabe algum dos gurus da lista possa compartilhar sua opinião em
relação a esses aspectos, ou desfazer as minhas falácias. Já que a lista está
pra desabafos , aqui vai o meu. :)

Abraços,
Rommell G. Caixeta

http://mail.yahoo.com