Opa.

Também não acho que o Zope3 seja a solução de coisa alguma. Existem
1000 soluções para diferentes problemas.
O grande lance do Zope3, na minha opinião, é que ele tenta indroduzir
novamente mais conceitos...que podem acarretar em questionamento da
tecnologia pois grande parte do mercado aprendeu apenas orientação a
objetos e basta.
O Zope 3 tem todo o conceito de orientação a aspectos, que para
muitos, pode ser um bixo de sete cabeças. Digo isso pois tiver que ler
2 livros sobre Zope 3 para me "acostumar" com a coisa.
Acredito que isso venha a acontecer de uma maneira mais tranquila com
a chegada do Plone 3+. Interfaces é uma puta sacada legal. Ter uma
maneira padrão de se fazer as coisas é sempre muito bom pois nos traz
muitos benefícios, um deles é a previsibilidade.
Se olharmos a pilha plone.* no repositório do plone, notaremos que
muita coisa já está caminhando para o lado Zope 3.
Pacotes python que eram feitos única e exclusivamente para o Plone
(nasciam e morriam ali), não serão mais observados dessa maneria. Um
bom exemplo disso é o plone.portlets que já tem uma implementação fora
do plone. (O Daryl Cousins fez uma implementação para o Grok).
Resumindo, a porrada vai ser forte. Algums vão resistir....outros vão
partir. Mas no final a sujeira vai se assentar e o Plone vai crescer
muito com isso.

Abraço a todos,
Fernando

On 5/17/07, Wilton Alencar <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Se me permitem.
> Não acho que o Zope 3 seja a solução para o Zope 2.
> Pode ser que o tempo me desminta (afinal não sou vidente), mas acho que o
> Zope 3 tem tudo pra ser uma tecnologia que não vai pegar(não que não seja
> boa). É só um sentimento ou pessimismo, mas acho que na hora que alguém tiver
> que mensurar a migração de Zope 2 para Zope 3, o esforço será usando para
> migrar de tecnologia.
> Isso já está ocorrendo na comunidade Plone Zope e Python....tem muita gente
> estudando TG e Django pela descrença no caminho do Z3.
> [...]

Responder a