Só fica uma pergunta: essa moça aceita que lhe expliquem direito as coisas
ou não?

O que me parece é que a jornalista queria mesmo escrever algo que lhe
pareceria interessante aos seus leitores e não algo que esclarecesse. Não
se sabe de onde ela tirou as informações para fazer o artigo, se as
informações estavam corretas ou não nas fontes que ela consulto, ou,
supondo-se que estivessem corretas, se as entendeu. O que me parece é que
ela colocou no artigo o que queria colocar, nem que para isso tivesse de
mudar o que ouviu ou leu, ou de construir conclusões sem verificar se
procediam mesmo do material que leu.

É uma pessoa que considera que a objetividade científica seja um mito e
usou de uma figura de autoridade para criar um artigo em defesa de sua
própria ideia. Como Goedel, Einstein e Heisenberg são figuras importantes
do século passado, nada melhor que usar os três para construir a sua versão
de como a objetividade científica teria sido demolida.

Mas, é nesse tipo de artigo que os jornalistas acreditam para vender jornal
ou atrair público. Provavelmente, supõe ela que falar de método axiomático,
do debate entre Hilbert e Browser, e do que realmente os teoremas de Goedel
tratam seja muito assunto pesado para um simples artigo e possivelmente
afastaria uma ampla gama de leitores.

Alguém se lembra de uma controvérsia entre um artigo da professora Marilena
Chauí e uma réplica de um professor do IMECC vários anos atrás? O professor
do IMECC corrigiu a apresentação de vários conceitos e criticava o fato de
que, ainda que aceites os conceitos do modo que ela os formulara, não se
entendia porque ela tirava certas conclusões deles.

Em 5 de dezembro de 2011 01:04, Francisco Antonio Doria <famado...@gmail.com