Não, JM. Não é a barra do  Halmos que se usa para indicar o fim de uma 
demonstração. Trata-se se um símbolo da linguagem de ZF no molde de Bourbaki. 
Mas como para B não há semântica, o tal do quadradinho não "significa" nada. É 
um mero sinal sintático. Vale dar uma olhada, por exemplo como B representa 
aquilo que chamamos de conjunto vazio. Ms ele faz toda essa bagunça formal e 
depois larga tudo, caindo na linguagem usual do matemático. Teve o seu tempo.
Abç
D



------------------------------------------------------
Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-900 Florianópolis - SC - Brasil
http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause
------------------------------------------------------

Em 27/01/2013, às 14:01, Joao Marcos <[email protected]> escreveu:

>> Já pensou usar o livro do Bourbaki na sala se aula em um primeiro ano?
>> Este é um típico exemplo.
>> Várias pessoas já me perguntaram o que significa o quadradinho que ele
>> usa...
> 
> Se você está falando do "tombstone" (∎), consta que ele foi
> introduzido pelo Halmos:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Tombstone_(typography)
> 
> O símbolo mais legal do Bourbaki é o da "curva perigosa" (☡):a barrada
> http://en.wikipedia.org/wiki/Bourbaki_dangerous_bend_symbol
> adaptado depois pelo Knuth.
> 
> JM
> 
> -- 
> http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a