Não, JM. Não é a barra do Halmos que se usa para indicar o fim de uma demonstração. Trata-se se um símbolo da linguagem de ZF no molde de Bourbaki. Mas como para B não há semântica, o tal do quadradinho não "significa" nada. É um mero sinal sintático. Vale dar uma olhada, por exemplo como B representa aquilo que chamamos de conjunto vazio. Ms ele faz toda essa bagunça formal e depois larga tudo, caindo na linguagem usual do matemático. Teve o seu tempo. Abç D
------------------------------------------------------ Décio Krause Departamento de Filosofia Universidade Federal de Santa Catarina 88040-900 Florianópolis - SC - Brasil http://www.cfh.ufsc.br/~dkrause ------------------------------------------------------ Em 27/01/2013, às 14:01, Joao Marcos <[email protected]> escreveu: >> Já pensou usar o livro do Bourbaki na sala se aula em um primeiro ano? >> Este é um típico exemplo. >> Várias pessoas já me perguntaram o que significa o quadradinho que ele >> usa... > > Se você está falando do "tombstone" (∎), consta que ele foi > introduzido pelo Halmos: > http://en.wikipedia.org/wiki/Tombstone_(typography) > > O símbolo mais legal do Bourbaki é o da "curva perigosa" (☡):a barrada > http://en.wikipedia.org/wiki/Bourbaki_dangerous_bend_symbol > adaptado depois pelo Knuth. > > JM > > -- > http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
