> Sobre ENSINAR conjuntos como abstrações puras ou com analogias ao mundo > real, acho que defender intransigentemente a visão de abstração pura um > idealismo que JAMAIS será obtido.
Vale mencionar a "evidência anedótica" de que ensinar a noção "construtiva" de conjuntos para estudantes de Computação ---como um tipo de *estrutura de dados*--- é uma tarefa dificultada pelo fato de que a maior parte das linguagens de programação mais conhecidas trabalham com vetores/arrays/listas como _estruturas primitivas_. Os alunos ficam neste caso com dificuldade de imaginar um array (cujo análogo no "mundo real" não é muito óbvio) no qual a ordem e a multiplicidade dos elementos não é importante. :-/ JM -- http://sequiturquodlibet.googlepages.com/ _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
