Olá, JM,

obrigado pelo link provocador.

eu tenho grande dificuldade para pensar em qualquer base textual que
poderia justificar ou mesmo sugerir o "ao contrário do que pensava
Wittgenstein" no último parágrafo do texto.

"Se as definições de Suits e Stone são bem-sucedidas ou não, cabe ao leitor
> decidir. *No entanto, ambos os artigos dão ótimos indícios de que, ao
> contrário do que pensava Wittgenstein e os seus seguidores, refletir sobre
> a natureza dos jogos pode ser profícuo,* inclusive para áreas não
> imediata ou obviamente ligadas aos jogos, como é o caso das atividades
> artísticas e das atividades realizadas por membros das instituições
> jurídicas (por exemplo, até que ponto poderíamos descrever a atividade de
> um artista ou a de um advogado como o jogar de um jogo? Saber por que sim
> ou por que não pode iluminar aspectos dessas atividades a que não tínhamos
> [...]

Por que "Wittgenstein e seus seguidores" não acreditariam que é profícuo
refletir sobre a natureza de jogos inclusive com as consequencias
interdisciplinares aludidas?

É fácil encontrar bons trabalhos sobre a filosofia de Wittgenstein que
mostram  que a reflexão sobre a natureza de jogos e as consequencias
relevantes disto para linguagem, logica, matemática, psicologia, estética
etc. já aparecem no começo da década de 30  em sua carreira filosófica e
vão até a sua morte em 1951.

Os resenhistas parecem ignorar duas décadas de reflexão intensa do filósofo
sobre a natureza fascinante (e elusiva) de jogos e sua relação com práticas
humanas diversas.

Livre
de vírus. www.avast.com
<#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

--
Marcos Silva
https://sites.google.com/site/marcossilvarj/

new book is out!
"Colours in Wittgenstein's Philosophical Development" (Palgrave, 2017)
http://www.palgrave.com/br/book/9783319569185

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAGZ3pzJaNAAdrgBbJu-Q5vb36JvoWnvX7VMdKT%2B8RexK2-VP8w%40mail.gmail.com.

Responder a