On Thu, Nov 5, 2020 at 9:26 PM Artur Costa Steiner
<artur.costa.stei...@gmail.com> wrote:

> Para facilitar, suponhamos que o polinômio de grau n P seja mônico. Sejam
> z_1, , ....z_n suas n raízes não necessariamente distintas. Para todo
> complexo z, temos que
>
> P(z)  = ( z - z_1).... (z - z_n)
>
> Desenvolvendo e aplicando o chamado produto de Stevin, vc tem as relações de
> Girard.

Eu não conhecia o produto de Stevin, mas de forma geral quando você
usa "..." tem, muitas vezes, um argumento por indução que está
subentendido.  Pode ser que o produto de Stevin "faça a indução pra
você" (calculando os termos \sum \prod z_i que vão aparecer como
coeficientes dos monômios z^k), mas é "quase" como se você estivesse
empurrando a indução um andar abaixo ;-)

Israel: qual a demonstração por indução que você conhece?  E porque
você gostaria de outra??

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa