Olá!

Em efecto -- o livro chama-se "O fantástico mundo da LOGO", por Luca
Novelli, e foi publicado por Xerais... pois coma arredor dos 80?
Tenho-o aqui na casa, assi que se alguem o quere podo-lho emprestar.
Aparte de ser uma xoia da bibliofilia informática, é bastante
instrutivo e entretido de ler.

Até onde eu entendo, a LOGO é uma linguagem para *aprender* a
programar, nom para aprender a linguagem em si e logo utilizala por
aí. Desse jeito busca ensinar aos rapaces conceitos coma a
recursividade, a iteraçom, as decissons condicionais, etc. Logo isso
podem aplica-lo a outras linguagens.

Nesse contexto, traducir os comandos é bo porque elimina uma barreira:
a da linguagem. Entre teclear "prln" e "escreve" hai uma difereça
importante, i é que os neno podem ler o programa com relativa
facilidade. Um programa em LOGO é moi legíbel.

No livro que tenho eu vem uma lista de comandos coa versom em inglés
em várias das variantes da LOGO e a sua traduçom ao galego. Como
dizia, empresto-lho a quem queira (com volta!).

Denís.

--
Denís Fernández Cabrera
Gatonegro deseño