Certificacoes sao validas se voce nao tem como ter acesso aos
equipamentos necessarios para aprender. Voce nao precisa pagar uma
certificacao de linux para instalar o linux em seu pc e ir aprendendo
progressivamente como utiliza-lo. A documentacao e vasta, atualmente
ja tem muito material em portugues, entao e so ter vontade mesmo.
No final das contas, voce vai passar por uma entrevista e vai ter que
mostrar servico, entao nao acho valido fazer uma certificacao linux se
voce nao quer aprender. Digo isso porque me imaginando como um
empregador, eu jamais contraria alguem somente com base numa
certificacao. Se por acaso o empregador pensar assim, provavelmente
nem valeria a pena trabalhar com ele. Afinal, voce aprende mais
trabalhando com pessoas mais inteligentes/experientes que voce.
* O engracado e que, apesar de toda essa discursao muito nobre, um
gogo de ouro e mais importante que saber realmente do assunto,
infelizmente tem muita gente ai que tecnicamente nao sabe de nada, mas
que por passar uma imagem profissional (falar bonito, andar de terno,
etc), esta ganhando uma fortuna, principalmente no interior. Sad but
true :P