2006/12/11, Rafael Gomes <[EMAIL PROTECTED]>:

Em 11/12/06, Pedro Kröger <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> eu nao sei como isso funciona, mas se a questão é capacitacao tem-se uma
> gama _enorme_ de documentacao disponivel na rede gratuitamente. Se o
> cara tiver 2 computadores em casa (pode ser velharias), pode montar uma
> pequena rede e ir estudando, isso vai dar experiencia para quando ele
> for pedir um emprego. Tambem, ele pode trabalhar como voluntario em
> diversos projetos (por exemplo, montar computadores em lugares carentes,
> participar de projetos de SL, etc) para ganhar experiencia e aprender
> com os outros.

Concordo inteiramente com isso, mas tive grandes problemas para entrar na
área, acho que pelo fato de na época não tinha amplo acesso a internet, o
que dificultava o acesso aos documentos. Tenho grande vontade em ajudar
nesses projetos, mas muito deles envolvem desenvolvimento, o que não sou
grande conhecedor.

Até já me apresentei para montar uma rede em uma associação carente, mas não
saiu da ideia. Sempre me mostrei disponivel, mas acho que tive um certo azar
no começo. Mesmo assim hj estou trabalhando na área que gosto.

A parte em que fala de aprender com os outros é parte que mais reafirmo,
pois se tem uma coisa que mais gosto nessa área (SL) é a união da
comunidade. Caras como Guilherme (Gaucho que tanto brigo...) Cristiano
Furtado (Esse é do inicio...), Roosevelth (esse amigo é recente) e MUITOS
outros, caras que devo todo meu conhecimento e não terei obstaculo algum em
retribuir cada informação que me foi fornecida. Na verdade não só a eles,
pois tendo como quase uma missão a propagação do SL, tomo as deles como
minha e ajudarei no que for possível.

Como já me alonguei demais, finalizo minha opinião.
> Abraços,
>
> Pedro

Rafael Brito Gomes
Sistema de Informação
Universidade de Salvador (UNIFACS)

Linux User - 430086

 http://tabareu.wordpress.com/

Blog do Sinot
http://sinot.wordpress.com/

Rafael,

mesmo vc finalizando sua opinião, gostaria de contibuir com algumas
maluquices minhas...  (daquelas)

certificação   >>  mercado   >>   escravidão

conhecimento   >>  especialização  >>   trabalho & estudo  >>  escravidão

algumas horas de leitura & opinião & atitude  >>  liberdade   >> sabedoria

Não que isso seja regra, ou qq coisa desse tipo.  apenas IMHO

O que se busca geralmente são certificações e conhecimento para,
inconscientemente, alcançar uma vida boa. Boa?

"Entrar no mercado", é muito perigoso, mas todo mundo quer... Parece
que qd isso acontece vc entra numa grande máquina de lavar (que
óbviamente tem fabricante) e uma força centrípeda sempre te leva pras
beiradas. Mas enfim, todos querem entrar no mercado sem mesmo saber
pra quê, trocar de celular, talvez? Ou absorver outras coisas que
venham do centro.

Acho que vc nem teve tantas dificuldades de "entrar no mercado", como
vc disse. Menos de um ano depois de instalar o linux em casa vc já
trabalha com ele profissionalmente.  Isso é bom, não?

Sobre a certificação, ter ou não em SSA, não é muito importante, pra
quem quer, até on-line tem, aos tonéis. Esse assunto foge
completamente a qualquer motivação do software livre. (Isso já serve
deixar de lado)

E tb vai além das discussões sobre software, simplesmente.

Vlw  :)

--
Guilherme Rocha
http://e-gui.homelinux.org