Rafael,

O problema na area metropolitana de salvador é que empresas de fora vem para
cá para usufruir de mão de obra barata. Um administrador de Sistemas linux e
Windows, em são paulo ou rio ganha na média de 6 mil reais ou até mais.
Agora aqui uma empresa paga para um administrador 1.000 e o individuo ainda
fica feliz. Só quem é administrador sabe o inferno que passamos todos os
dias. Imagine um Programador em asp, php, java???? Eu acho que temos que
mudar um pouco este quadro aqui na bahia somente isso. Você já pensou, vc
pagar 3.600 reais por uma certificação RHCE para vim uma empresa te oferecer
1.500 reiais de salario?? vale a pena??? e a gente que paga faculdades
caras??? eu pago 729 reais por mês na area1 em engenharia, se eu ganhasse
1.500 uaheuaheua vivo como?
Agora se vc tem:
- Uma certificação de peso como rhce
- Esta envolvido em algum projeto de peso, tipo o do pessoal da ufba
- e ainda por cima paga caro numa faculdade ou universidade para ter seu
diploma

Será que vale mesmo ganhar somente 1.500 ou 1.000 reais??? Sinceramente para
mim não.