Estive pensando sobre a divulgação do Software Livre, pelo que todos sabem,
é de extrema importancia para o movimento que o numero de usuário cresça
cada vez mais, mas parei para analisar algumas coisas.

Com o aumento de utilização do SO não estaria ele mais "visado" para novos
criadores de vírus? Sei que temos um otimo sistema de permissão e uso de
processos com owner especificos e afins, mas tem um problema que falarei
abaixo que pode por isso por agua abaixo.

Com a facilitação do acesso a novos usuários ao desktop linux eu até
concordo, mas facilitar interfaces para Sysadmins poderá ser prejudicial, é
complicado pois dessa forma daria margem para "sysadmins" entrarem montarem
serviços subindo com root e afins... Assim jogando fora toda nossa segurança
e confiabilidade. Sei que esse meu argumento fica longe o que é hoje o nossa
alternativa de SO, mas mesmo assim seria algo a ser analisado...

Pelo que pude perceber há muito foco no Beryl para captação de novos
adeptos... Será mesmo um bom foco? não seria bom uma outra estrategia? Serei
sincero ao dizer que não tenho uma alternativa... (Odeio fazer esse tipo de
critica, sem argumento... alternativa. Talvez alguem aqui possa
completar...).

Então, é apenas meu pensamento... Espero comentários para que eu fortaleça
minha idéia sobre o movimento do Software Livre.

--
Rafael Gomes
Consultor em TI