http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3901&sid=2 artigo postado aqui na lista.

         O que é a DataPrev?
Respondendo de uma forma bem simples: "Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social", então por conseqüência é responsável pelos sistemas e todo parque tecnológico da Previdência Social. Correto?

Não precisamos aprofundar muito no que diz respeito a incompetência da DATAPREV para saber que a mesma deve 'sumir do mapa', não me refiro a maioria dos profissionais da instituição que provavelmente são pessoas do mais alto gabarito,  me refiro a instituição como um todo.

A DataPrev desenvolveu e comprou sistemas ruins, tecnologias proprietárias e monopolistas que contribuem e muito para a baixa qualidade dos aplicativos que rodam na Previdência. Provavelmente não existe troca de dados com a Receita Federal e outras instituições públicas e privadas. Pois se houvesse, várias fraudes seriam descobertas. Tb. se os sistemas fossem bons a roubalheira era barrada em boa parte pelos aplicativos.

Não venham me falar que ultimamente o previdência vem empenhado esforços para barrar as fraudes, isso é conversa fiada que ouvimos em todos os  governos e continua a mesma coisa. O rombo da previdência aumenta todo dia.

Tb. não venham me falar que a Previdência usa tecnologias antigas e que isso atrapalha o bom andamento dos processos, isso é outra conversa fiada. Pode dificultar um pouco o desenvolvimento, mas não é desculpa pelos péssimos sistemas que rodam na previdência.

Os bancos privados e públicos usam tecnologias antigas e nem por isso existe a roubalheira que encontramos na previdência, muito pelo contrario. De onde vc. acha que vem os dados do seu extrato bancário? Provavelmente vem de um grande porte, rodando com Cobol. Isso sim que é competência, preservar o legado que demorou anos para ser desenvolvido alinhado com novas tecnologias.

No caso da previdência é realmente de bom tom jogar fora todo o código legado e criar tudo novamente, pois o legado é em grande parte uma porcaria. E não venham me falar que isso é um desrespeito com as pessoas que deram suor e muito do seu tempo para desenvolver esse legado ruim. Eu não estou me referindo ao trabalho dos programadores e analista, mas sim o da instituição como um todo, de seus dirigentes e principalmente dos governantes que só falam que vão resolver "...o vexame que se vê diariamente na TV, dos velinhos dormindo nas filas dos postos de atendimento do INSS..."   e não resolvem nada, é tudo conversa fiada.

Um dia eu vi na TV,  acho que foi o ministro da previdência falando que em 30 dias não haveria mais filas nos postos de atendimento do INSS, um assessor desmentiu falando que não era bem assim. Como podem ver, nem os 'cabeças' da Previdência sabem o que tem na mão.

Eu não sei quais são, tão pouco sei o que fazem os sistemas desenvolvidos pela Dataprev ou setor privado ao comando da mesma. Só sei  o que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento saberia. São ruins, pq se fossem bons, muitas coisas erradas que vemos ocorrer na previdência não estariam acontecendo e seriam bloqueadas pelos aplicativos.

Um dia, a minha filha mais velha hoje com 16 anos, na época devia ter uns 9. Tinha que fazer um trabalho da escola sobre previdência Social e me perguntou o que era isso. Na minha ignorância e falta de conhecimento sobre o assunto tentei ajuda-la no trabalho escolar. Quando ela me perguntou, se quando fosse velha teria que ficar na fila de madrugada para conseguir algum benefício que seria em tese um direito seu.  Eu respondi que provavelmente sim, se ela no futuro não tiver previdência Privada, não for funcionária pública que tem um previdência diferenciada.  Com certeza teria que enfrentar as filas do INSS, pois esse problema não vai ser resolvido nunca se depender da boa vontade dos governantes.

Por isso acho que a previdência Publica tem que acabar e dar lugar a previdência Privada e como conseqüência a DataPrev tb. tem que sumir do mapa. Mesmo que a previdência Social continue publica, a DataPrev tem que desaparecer. Vejam os bons exemplos que temos nas empresas de capital misto como Petrobrás, Eletrobrás e Banco do Brasil.

Nesse pais 90% do que é público funciona precariamente ou não funciona e 90% do que é privado funciona relativamente bem. Infelizmente escola publica é ruim, atendimento médico publico é ruim, estradas publicas são ruins, presídios públicos não valem nada, previdência Social publica é ruim e DataPrev é péssima.

"...CD - Quais são as empresas que farão parte dessa fábrica de software, que irá desenvolver os novos sistemas e qual o motivo da demora na assinatura dos contratos?

Soares - Essa fábrica de software é formada pelas empresas Tata Consultancy Services do Brasil e as consorciadas DBA, MSA e Policentro. A gerência da fábrica de software ficará a cargo da Dataprev. ..."

E como sempre, a Dataprev como outras instituições governamentais, deixam de lado as pequenas empresas de desenvolvimento, que poderiam formar consórcios para o desenvolvimento de novos aplicativos. E privilegiam empresas estrangeiras e grandes empresas nacionais de TI.

Como informação, mas  acho que muitos devem saber, a TATA é uma empresa estrangeira que formou um joint venture com a TBA, que por sua vez, tem uma relação muito estreita com o Microsoft. Estreita até demais, nos órgãos públicos TBA é sinônimo de Microsoft.

 A TBA responde ou respondeu por vários processos no CADE, TCU e outros. A Microsoft/TBA foram acusadas e monopólio, venda casada de serviços e produtos, superfaturamento em contratos com o governo e outras irregularidades.

Bem, as leis que regem as licitações públicas ao invés de punir essas empresas, as privilegiam. No momento que não obrigam os órgão públicos a contratarem pequenas empresas, formando consórcios para concorrerem em grandes licitações. Prejudica e muito o crescimento de pequenas  e médias empresas nacionais de TI.

O caso da Unisys é uma piada, essa empresa, vem tendo problemas por causa do monopólio e super faturamento tem muito tempo com a Previdência e outras instituições como o banco do Maranhão. Por mim essa empresa seria proibida de atuar no Brasil por vários anos. http://www.fisccal.org.br/noticias18.htm

Com essa incompetência toda, vc6 acham que a DataPrev tem que existir?

Eu acho que não.

O que isso tudo tem haver com código livre?

Tudo, ou ninguem percebeu?

t+

Cleber Vieira Baptista