On 8/11/06, Olival Gomes Barboza Junior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Em 10/08/2006, às 17:12, Luciano Ramalho escreveu:

> Nestes tempos em que o software livre é uma política governamental,
> não é incoerente que o Correio continue cobrando pelo banco de dados
> do CEP?

Livre = Grátis??? Cuidado na associação dos conceitos . . .

Eu não faço esta confusão, Olival. O que eu acho é que a base do CEP,
de utilidade pública, compilada por uma estatal, deve ser LIVRE e
GRATIS (*).

No caso da base do CEP, até onde eu percebi até agora ela não é nem
uma coisa nem outra.

Se você comprar o CD do Guia Postal (que por sinal só funciona no
Windows), vai descobrir que a base está protegida por senha de modo
que só o aplicativo que vem no CD pode abri-la. Sim, seria trivial
crackear o arquivo MDB, mas esse não é o ponto.

Se você pagar uma das licenças exorbitantes para os Correios, receberá
os dados por um tempo limitado (pode ver que eles falam de assinatura,
atualizações etc.), e certamente terá que concordar com um contrato de
licença que não permite a redistribuição.

Ou estou enganado?

[ ]s
Luciano

(*) Aliás, dizer que nem tudo que é livre é grátis é parte da liturgia
do SL, mas na prática tudo que é livre é de fato grátis no mundo
digital.