On Nov 13, 2007 2:16 PM, Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Carlos B. Schwab escreveu:
>  E tu achas que o quadro para Windows é muito diferente ? Conto nos dedos
> de uma mão os profissionais realmente qualificados que conheci.
>
>  Bem se eu for olhar para o panorama de conhecimento, a nossa base de
> profissionais que tem conhecimento no ceará ainda é nova no que tange linux.

Como tá o movimento de SL aí pela UFC, UNIFOR, FATEC, UECE, CEFET? Tem
um pessoal antenado aí, o Silveira Neto (blog eupodiatamtando.com) é
de lá.

> [...]
> médio) o que diria a galera da geral. Agora para configurar um DNS com o
> Linux é bem mais show pois tem que ter um conhecimento um pouco mais
> aprofundado e o servidor dns da m$ não vale nada.
>  Mas o trabalho da m$ e esse mesmo, quem é limitado pode (e deve) continuar
> limitado pois não tem muito o que fazer. Até porque eles cortam muito as
> azinhas da galera e só ensina (e só devem ensinar) o basicão para galera.
>  O Linux não, se tivermos bons professores daria para fazer miséria. Mas
> cadê os cursos para geral? Só tem para elite e olhe lá.

Acho que um bom começo seriam cursos gratuitos ou de baixo custo pelas
universidades, tipo os da casa de cultura em Fortaleza que fornecia
(acho que não tem mais) cursos de línguas de excelente qualidade e a
um baixo custo (tinha prova pra poder entrar). Acho que as
universidades são um ponto fundamental para a disseminação da cultura
do Software Livre e seus benefícios práticos.

> Para geral "tá mais
> fraco que caldo de bila". Não tem muitos (ai está o ponto).

Ahaheuhaeh cara, sou de Fortaleza e há muito tempo não vejo isso
escrito num email :P
PS: Pra quem não sabe "bila" no Ceará é bolinha de gude.

>  O incentivo de cursos para aumentar a base de suporte é fundamental para o
> sucesso do desenvolvimento e implementação do uso do Software Livre (autor:
> milhões de professores dentre eles eu hehehe). Mas não vale cursos por
> números tem que ser respeitado as competências necessárias para o bom uso
> das ferramentas.
>  Bem esse é o meu pensamento e é ai onde eu gostaria de batalhar mesmo que
> sozinho e com um canivete contra os f16 :). Como eu não sei ainda vou ver.
> hehehe

Esses cursos um pouco mais "especializados" seriam um passo adiante,
não adianta ter um curso pouco mais avançado pra quem ainda não domina
o básico. Tem que primeiro haver uma base de usuários, mesmo que
pequena. Não havendo procura, não há demanda. :(

--
"Free Software is not the only way, but it's a correct way."
Marcelo Mendes ( x_madbot ) - http://marcelomendes.eti.br