2008/1/16 Fernanda G Weiden <[EMAIL PROTECTED]>:

> Sobre o outro aspecto levantado pela Fabianne, o assunto é um pouco
> mais delicado. Sendo parte da organizacao do FISL por alguns anos, e
> acompanhando de perto o evento, eu te pergunto: você prefere ceder os
> direitos das suas palestras para a ASL, ou prefere que o FISL
> desapareca por não ter dinheiro para se sustentar?

O problemas não é ceder direitos, mas quais direitos.
Quando vc sobe um vídeo em uma galeria online, algumas
exigem que vc ceda tod*s os direitos, outras apenas pedem
que vc lhes permita usar as imagens, é um copyright compartilhado,
que acho que seria muito mais justo neste caso.

> A idéia da cessão de direitos é uma forma para fazer a ASL lucrar com
> a venda dos DVDs, e conseguir fazer o FISL continuar acontecendo. A
> cada ano que passa, isso fica mais difícil.

Eu entendo a necessidade de se levantar recursos,
mas exatamente qual porcentagem do FISL é coberta pelos DVDs?
e será que esta estratégia de negócio é mesmo a ideal, uma
vez que nem tod*s assinam o termo de cessão do jeito que está?
o que as palestras anteriores rendenram até agora pro FISL?
e pq as palestras demoram tanto a serem disponibilizadas?

> Se eu concordo com os termos? Não necessariamente, mas eu entendo o
> rational atrás dele, e ficaria muito feliz se alguém soubesse como
> resolver essa equacão de forma que pudessemos distribuir o
> conhecimento compartilhado lá da forma mais livre, e ao mesmo tempo
> viabilizasse a continuidade do evento, o que vem sendo um desafio.

levantar recursos para ir ao FISL também é um desafio para
cada palestrante. Você não acha que o mínimo de retribuição
seria ele poder usar a palestra dele como bem entendesse?
O FISL continuaria podendo comercializar as palestras
sem problema nenhum, a única diferença seria que cada palestrante
também poderia fazer o mesmo com sua própria palestra.
Talvez alguns se juntassem para lançar um DVD juntos
e assim conseguir uma ajuda de custo para financiar
a ida ao próximo FISL, vc não acha que este
seria um benefício mais do que justo?

--
Fabianne Balvedi
GNU User #286985