On Jan 21, 2008, Alberto Barrionuevo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Temos control do mercado.

Err...  Num quase-monopólio, o controle não está exatamente nas mãos
dos consumidores.  É verdade que a AMD traz alguma esperança à
situação, especialmente na era x86_64, mas infelizmente está longe de
ser um mercado em que o controle está nas mãos dos consumidores.  Mal
há tempo para estabelecimento de padrões e commoditização de um item
antes de já surgirem duas ou três gerações à frente, que mais
atropelam aos consumidores que lhes oferecem escolhas.

> O preço das computadoras e dos laptops vai a seguir a baixar.  OLPC
> foi uma grande ajuda para acelerar issa baixada.

Sem dúvida.  Mas Intel nunca foi fabricante de computadores.  Ela
sempre se limitou a fornecer os componentes, e deixar a ingrata tarefa
de integração e suporte ao usuário final para outros.  O ClassmatePC,
saindo dessa prática, só faz mostrar o quão importante para a Intel
era botar um pé (ou mais) nesse mercado.

> Copio um recente messagem de um dos membros do projeto Ututo que estuvo tempo
> atrás a trabalhar com o OLPC [em espanhol]:

Eu vi o anuncio do Daniel Olivera na época, e não deixei de lhe dizer
o quanto concordava com alguns pontos e o quanto os outros pareciam
teorias de conspiração sem qualquer fundamento.  E, de fato, ainda não
vi qualquer suporte ao que me pareceram meras teorias de conspiração.

Pode ser que minhas impressões e minha confiança no projeto estejam
erradas?  Claro!  Pode ser que as teorias dele estejam?
Provavelmente.  O desenrolar dos eventos até aqui comprova uma ou
outra tese?  Parece-me que não.

Há muito tempo Microsoft vem tentando fazer o port de seu sistema para
o OLPC.  A fundação não impediu a Microsoft, assim como não impediu
UTUTO, assim como não impediu muitos outros de fazerem os ports de
seus softwares para o OLPC.

Tentar excluir a Microsoft, além de tecnicamente impossível sem
recorrer a técnicas de DRM que seriam muito mais daninhas, seria
praticar justamente o que condenamos.

Porém o que ouvi de gente em posição alta na fundação é que a intenção
deles é fornecer o equipamento com o software que para ele foi
desenvolvido, mas de forma alguma impedir que os compradores instalem
no equipamento o que bem entendam.  Francamente, não consigo ver mal
nisso.