2008/3/14 Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva <[EMAIL PROTECTED]>:
>  Como ? Quando? será que o Linux ficará confiável? Na verdade ele até
>  pode ser só que eu ainda não me deparei com um para desktop. Aquele
>  Linux que não quebre tão fácil. Eu já quebrei mais de 10 e o número só
>  aumenta :)
>  Estão aceito links mas seria legal se fosse de Linux difícil de quebrar. :/

Eu também já vi alguns notebooks de amigos quebrarem, mas era por causa
dos drivers proprietários (ou da placa de vídeo, wireless, etc). Os que usavam
apenas drivers livres eram bem, mas bem estáveis mesmo.

Mas sabe como, é, você quer deixar o cara com tudo funcionando, 3d e tal,
e acaba deixando o sistema instável.

No meu notebook dell com placa 3d intel tudo funciona muito bem, aceleração
e tudo, com os drivers livres. Nunca quebrou. Se quebrasse eu te
diria, não gosto
de gerar falsas espectativas em ninguém.

Outra coisa, quem usa driver proprietário de alguma coisa fica até sem suporte
da comunidade. Você vai num forum e diz "ah, to usando o driver da ATI, coisas
estranhas estão acontecendo". A resposta quase sempre será "então procure a
ATI, boa sorte".

É por isso que é complicado misturar código livre com código fechado, não é a
mesma coisa que usar tudo livre, você fica de mãos atadas quando o problema
é no proprietario. As vezes você tem que comprar hardware mais caro ou com
uma performance pior, mas se quer mesmo estabilidade, tem que comprar hardware
compatível. Isso não é culpa isoladamente da comunidade, nem do fabricante, nem
do consumidor. O mercado como um todo deveria valorizar quem libera o código dos
drivers, como a intel fez. A medida que se descobre que o SL é realmente o que
todo mundo fala quando não se mistura com software fechado, acho que tente a
mudar.

É uma questão de muitos interesses convergirem para isso, não adianta
ficar enchendo
o saco de ninguém, dizendo "ah, tu foi comprar porcaria, agora
aguenta!", por que isso
só gera antipatia. E as vezes o hadware nem é porcaria e o driver nem
é tão mal feito, mas
o fato de ser fechado impede a comunidade de concertar alguma coisinha
que falta, e
onera muito o fabricante em deixar tudo beleza devido à tantas mudanças sutis na
plataforma, da porta para dentro, sem ajuda da comunidade.

--
Opções desconhecidas do gcc:
 gcc --bend-finger=padre_quevedo

Não uso termos em latim, mas poderia: