*Uma contribuição minha pra lista e pra este assunto específico e já estou
de volta ao meu canto e ao meu lance de mais silencio do que aparecer por
aqui.Faz-se analogias em aplicações com lances  como esses que estão abaixo
Então, para conhecimento:
*
*Câmara aprova e-mail certificado como prova em processo

*
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta
terça-feira, em *caráter
conclusivo*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=109932>,
proposta que determina que o e-mail pode ter valor de prova no Processo
Civil, desde que seja certificado digitalmente nos moldes da Infra-Estrutura
de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). *A matéria segue agora para
análise do Senado.
*
Os deputados acataram o substitutivo do deputado Francisco Tenório (PMN-AL)
ao Projeto de Lei
*6693/06*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=90096>,
da deputada Sandra Rosado (PSB-RN). A proposta original inseria o e-mail
entre as provas aceitáveis, juntamente com o telegrama e o radiograma, já
previstos no Código de Processo Civil (Lei 5.869/73).

*O relator observa, porém, que a legislação já admite o uso do e-mail como
prova documental no processo. Restava regulamentar, segundo ele, em que
termos se comprovaria a veracidade, além das datas de emissão e recebimento,
já exigidas legalmente.*

*Certificação digital*
O ICP Brasil foi criado em 2001 para elaborar um sistema de certificação
digital baseado em chave pública, e seu comitê gestor é vinculado à Casa
Civil da Presidência da República. O certificado digital funciona como uma
carteira de identidade virtual que permite a identificação segura de uma
mensagem ou transação em rede de computadores.

*Notícias anteriores:*
*Proposta exige criptografia em petição
eletrônica*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=124176>
*Comissão rejeita senha biométrica para dados do
governo*<http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=114756>
Agência Câmara
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=125354

Ada