On Jan 30, 2009, Thiago Amorim <santosamo...@gmail.com> wrote:

> Primeiro: porque eu penso que TALVEZ seja um ubuntu que traduza bem o que
> penso sobre a ideologia de software livre??

> Compromisso Ubuntu

>   • O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão
>     enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está
>     disponível para todos sob as mesmas condições.

Nada a ver com filosofia Software Livre aqui.
Tá soando como Software Grátis.

>   • Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada
>     nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança
>     pela Canonical por pelo menos 18 meses, tudo isto gratuitamente.

Nada a ver com filosofia Software Livre aqui.
Tá soando como Software Grátis.

>   • O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a
>     comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por
>     tantas pessoas quanto for possível.

Nada a ver com filosofia Software Livre aqui.
Tá soando como Open Source, inclusive no que diz respeito ao sacrifício
da liberdade e da adoção de Software não-Livre por razões de
conveniência imediatista.

>   • O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre, nós encorajamos você a usar
>     software de código aberto, melhorá-lo e distribui-lo.

Aqui até teria a ver com filosofia Software livre, se fosse verdade.
Infelizmente, não é.

Veja também a menção a 'código aberto', que nem sempre é Livre.

Como é que algo que, no único ponto em que poderia se assemelhar à
filosofia de Software Livre, o faz através de mentiras, traduz bem a
nossa ideologia?

>  Segundo: gostaria de lhe informar que software proprietários não vem
> instalados no ubuntu e sim, o mesmo  possui uma facilidade em os instalar,

Essa é a mentira em que querem que você acredite.

É verdade que há facilidades para instalar ainda mais Software
não-Livre.  Isso, por si só, já é antagônico à filosofia do Software
Livre, que não encorajaria ninguém a alimentar esse problema social.

Mas lembre que não há como instalar Ubuntu sem instalar Software
não-Livre, porque até o Linux que eles usam como kernel vem infectado.

Se quer uma coleção de software praticamente igual à do Ubuntu, mas de
fato compatível com a filosofia do Software Livre, visite
gNewSense.org.

Você vai ficar supreso com a quantidade de software que alguns
promotores do Ubuntu dizem que não é Livre, porque se confundem com
questões de patentes, mas é, e portanto está no gNewSense.

Você pode ficar surpreso como tudo continua funcionando do mesmo jeito,
se o fabricante do seu computador respeita você, ou como você era
prisioneiro e não sabia, caso contrário.

free{};