On Feb 24, 2009, Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org> wrote:

> Em Seg, 2009-02-23 às 13:47 -0300, Alexandre Oliva escreveu:
>     On Feb 23, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

>     E desde quando baixar é violar copyright?

> para alguns é.

Alguns querem que seja.  Até agora, que eu saiba, felizmente ninguém
conseguiu, em lugar algum do mundo.

> Penso eu que a GPL, o copyleft foram uma forma de violar o sentido
> original do copyright sem ferir a lei, sem alterar as leis.

Corretíssimo.  Fomos obrigados a adotar práticas de licenciamento de
direitos autorais para poder tornar Livre o Software que desenvolvíamos
e compartilhávamos.  Sem essas práticas, o Software não seria Livre.

Obrigados que estávamos, restava-nos combater a lei injusta ou usá-la em
nosso favor.  Como combater a lei toma tempo, a solução mais imediata
era o copyleft, que nada proíbe (quem proíbe é a lei injusta), mas que
anula o suficiente da lei injusta para que aquela obra (e todas as
partes dela) se tornem Livres e possam assim ser executadas, estudadas,
adaptadas, distribuídas e melhoradas, desde que essas liberdades sejam
sempre respeitadas.