Em Sex, 2009-02-27 às 11:33 -0300, Ricardo Bánffy escreveu:

> Elas _pagam_ os artistas por esses direitos. Se você quiser ser
> independente, pode.

puts este é o mesmo discurso das gravadoras.
A luta dos artistas brasileiros contra este modelo é antiga...

>  Dá bem mais trabalho, você vai ter que produzir
> tudo você mesmo e vai ser mais difícil se promover (esse é _o_
> superpoder de um grande selo) e de cair nas graças da população.

sem jabá, e o monopólio da distribuição só alguns heróis tiveram sucesso
neste cenário independente.
E a música independente reproduzia o mesmo modelo da musica da
indústria...da mesma forma, mas sem as grandes gravadoras.

> Isso vai mudar com o tempo: mais e mais artistas vão optar pela
> independência, mas, para que isso aconteça, nós precisamos
> convencê-los de que eles vão poder continuar pagando suas contas com
> sua arte e mostrar para eles um modelo que funcione.

o modelo independente da era industrial está no fim também. é um modelo
ultrapassado também.
os independentes de hoje serão aqueles que conseguirem navegar neste
novo cenário de distribuição pela Internet...

> Você deve ter um, não?

eu não tenho um modelo
Acho que na era da sociedade em rede teremos muitos modelos e não apenas
um como na era industrial.
Acho inclusive que uma das formas de sucesso do artista é justamente a
criação de um modelo próprio e inovador...

os novoS modelos estão em construção...

abraços

Marcelo