O fato é que muita gente se ressente quando fica sabendo de acordos e
contratos firmados pela Microsoft com governos nas várias esferas. Dá parte
da Microsoft isso não tem nada de errado, eles estão apenas fazendo o
trabalho deles.

O que deve ser avaliado e criticando, quando for o caso, são os termos
desses acordos. Especialmente quando envolvem gastos astronômicos com a
compra de licenças de software de um fornecedor exclusivo. os casos em que
for possível adotar ferramentas de software com licenciamento mais flexível
(menos custo de aquisição, interoperabilidade com softwares de terceiros,
etc). Mas especialmente quando estes gastos contribuem para a manutenção da
adoção e uso de formatos (protocolos, documentos, etc) fechados.

Abraço,