Ola Bánffy;

Apenas uma observação a repeito do teu texto abaixo:


É fácil dar lucro em um monopólio estatal protegido por lei e nenhum competidor. Se a iniciativa privada não está disposta a investir para dar banda-larga para uma porção respeitável do território brasileiro, é de se imaginar que não seja um filão lucrativo e que, portanto, uma estatal dedicada a isso e que não competisse com a iniciativa privada em mercados lucrativos estaria condenada a dar prejuízos sempre.


O Estado em si não é um "ser" que existe para dar lucro, se assim fosse, os bancos americanos que deram calote em todo mercado internacional vendendo papeis podres sem lastro não seriam salvos pelo estado americano. Afinal, se a questão fosse simplesmente o lucro, por que o estado investiria para salvar empresas (bancos) mal administradas ou "golpistas" do setor financeiro ? A resposta é simples. O Estado fez isto por que havia um enorme numero de pessoas (parcela da sociedade) prejudicadas, isto sem falarmos do proprio sistema financeiro internacional. Portanto, o estado interveio e colocou recursos (incluindo de boa parte dos cidadãos americanos) para lastrear as empresas necessitadas -observo que aqui não estou fazendo nenhuma apologia ou defesa da ação em si, apenas estou relatando o ocorrido para exemplificar um momento em que o Estado intervem junto ao setor privado, investindo recursos "sem objetivo de lucro".

O fato é que o estado tem o papel de atender a toda sociedade, afinal o estado é formado com a representatividade de todos, com o recurso (impostos) oriundos de todos os cidadãos. Portanto, o estado age e realiza ações não por uma questão de lucro mas sim de "princípios". O Estado existe para servir a todos, e neste contexto, ele deve atuar para permitir a todos os cidadãos o acesso a várias coisas, coisas estas que são definidas a partir do entendimento do próprio estado como essenciais. Logo, é natural que a medida que votamos e elegemos um poder executivo/legislativo, tenhamos expectativa de que o movimento do estado se de favorável dentro de um determinado contexto. Trabalhar para dar a todos os brasileiros conectividade é uma ação possível que o estado brasileiro pode encaminhar, dentro da legalidade, dentro dos princípios magnos da nossa constituição e de acordo com um programa de governo que vislumbra também atender grandes camadas carentes de nossa população.

Abraços


--
-
=======================================
         http://dvalois.net
=======================================
    FSF Member: 2381
 Linux Counter: 105548
           ICQ: 171834726
         skype: dvalois
         Key ID: 0xE1EB9019
                (hkp://wwwkeys.eu.pgp.net)
---------------------------------------
USE SOFTWARE LIVRE, NAO USE DROGAS !
=======================================
   Visite http://www.cipsga.org.br
=======================================

Muitos falam, poucos fazem...
Voce é dos que falam ou dos que fazem ?

=======================================

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
SAIR DA LISTA ou trocar a senha:
http://listas.softwarelivre.org/mailman/options/psl-brasil

Responder a