2010/3/2 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Você alguma vez teve contato com a montanha de burocracia que separa o
> vencedor de uma licitação do pagamento pelos serviços prestados?

B2G ao resgate...

http://www.rumosdobrasil.org.br/2009/10/23/how-did-economists-get-it-so-wrong

> Não é a corrupção que torna o Estado ineficiente. Ou, pelo menos, não a
> corrupção no seu sentido mais popular. O que tende a acontecer é, de novo, a
> inexistência de mecanismos que impeçam ele de se tornar ineficiente.

A imoralidade encontra os meios para subverter os mecanismos artificiais de
moralização (aqueles em que a virtude é imposta, e não ensinada), não
importa quais sejam esses mecanismos.

Assim como a cultura de uma empresa supera as técnicas de controle,
tornando-as ineficases, a cultura de uma nação imoral como a nossa encontra
seu caminho para chegar ao mesmo resultado insatisfatório. A burocracia é
justamente todo esse controle que não leva a nada.

> O documento da IIPA não fala de estatais. Fala de incentivos ao uso de
> software livre e, falaciosamente, o associa a um risco à iniciativa privada
> (como se ela fosse incapaz de lucrar com serviços associados ao SL e como se
> o SL fosse um risco à proteção da propriedade intelectual)

Você não acha que o SL seja um risco à propriedade intelectual?

Você não acha que uma vez que o mundo tenha a prova do que Thomas Jefferson
já suspeitava em 1813, vão começar a questionar a legitimidade da
propriedade intelectual:
  http://www.ime.usp.br/~is/papir/direitos/direitos-dgz/node2.html
"""
  Se há uma coisa que a natureza fez que é menos suscetível que todas as
outras de propriedade exclusiva, esta coisa é a ação do poder de pensamento
que chamamos de idéia....Que as idéias devam se expandir livremente de uma
pessoa para outra, por todo o globo, para a instrução moral e mútua do
homem, e o avanço de sua condição, parece ter sido particularmente e
benevolmente desenhado pela natureza, quando ela as tornou, como o fogo,
passíveis de expansão por todo o espaço, sem reduzir a sua densidade em
nenhum ponto, e como o ar no qual respiramos, nos movemos e existimos
fisicamente, incapazes de confinamento, ou de apropriação exclusiva.
Invenções não podem, por natureza, ser objeto de propriedade.<#sdfootnote1sym>
"""

Alguém acreditar que a economia pode se governar sozinha, sem intervenção do
estado, eu até entendo esse tipo de otimismo exagerado. Um estado se metendo
em tudo pode ser tão mau quanto um se metendo menos do que deveria. Mas
querer que o estado interfira no uso das idéias em favor de alguém mesmo
isso sendo tão ilegítimo quanto impossível de implementar na realidade, essa
idéia eu não consigo imaginar convivendo na mesma cabeça que acredita
racionalmente no neoliberarismo.

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá

Glauber Machado Rodrigues