> Mas até agora, pelo que eu entendi, ele não ameaçou a liberdade da rede,
> não? Eu consigo entender o problema dele com a imprensa, mas acredito
> que ele não terá problema com a liberdade na internet porque ele tem
> apoio popular. Mais pessoas pra falar a favor que contra.

Se realmente começar a ter censura na rede e na Internet de lá, realmente
esse tipo de coisa vai merecer repúdio. Mas até lá prefiro não pegar
cartazes "Fora Chavez" e coisas do tipo. Eu sei que existem muitos
interesses políticos e econômicos por trás de muitos que atacam tão
agressivamente o governo da Venezuela e isso me faz ter bastante cautela
quando vejo notícias desse tipo.

Quando Chavez busca incluir nas leis venezuelanas a possibilidade se
reeleger mais vezes, todos fazem um escândalo enorme na mídia. Quando
Uribe faz a mesma coisa na Colômbia, a mídia nem dá destaque. Por quê?
Qual a diferença? Noticiam muito o fechamento da RCTV, mas fazem isso sem
contar o outro lado da história. Não noticiam que tentaram dar um golpe de
estado lá em 2002 e a tal RCTV estava envolvida. Isso me parece um bom
motivo para não renovar a concessão de uma empresa que usa uma faixa
pública do espectro eletromagnético.

Percebam que eu não estou fazendo qualquer juízo de valor quanto às
políticas de Chavez. Tudo o que estou criticando é a parcialidade que vejo
em muitas críticas. Não está claro a existência de dois pesos e duas
medidas? Não está claro que existem motivos políticos e econômicos por
trás de muitos críticos? Isso me leva a agir com muita cautela para não
servir de massa de manobra para esse tipo de gente.

OBS: Tenho alguns conhecidos na Venezuela. Um deles esteve recentemente no
Brasil e já conversei bastante com ele. A maior parte dos venezuelanos que
conheço tendem a ser favoráveis ao Chavez e confirmam a existência de um
grande apoio popular ao seu governo. Me parece que isso não é algo que se
encontra em governos considerados "ditatoriais". Portanto, não acho
incorreto considerar a Venezuela democrática, enqüanto houverem eleições,
plebiscitos, e principalmente, apoio popular.

PS: Acho que isso pode ficar meio off-topic. Esta é a última lenha que
pretendo colocar nesta fogueira.

"Sem um fim social, o saber é a maior das futilidades."