2008/9/2 Salles <[EMAIL PROTECTED]>: > André, > > Não vou utilizar USB neste caso, é um cartão Flash PCM via IDE para o > sistema e o pen (no caso) via USB para dados. > Já fiz os testes necessários com o cartão e realmente há uma perda de > velocidade mas não é significativa face ao benefício obtido. > Para ser sincero, não notei alteração nos aplicativos comuns, apenas um > retardo nos aplicativos de sistema, como o synaptic, terminal e > aplicativos de configuração: estes apresentaram uma certa demora tanto > na abertura como no processamento. > Mas a idéia de utilizar o sistema na flash me parece muito mais > confiável que em HDs, desde que (no meu caso), utilize outras mídias > para os dados, no meu caso pendrives na rotina e dvds nos backups. > > Como estou em testes, ainda não tenho uma concretização da > funcionalidade mas, se rolar legal, pretendo aplicar esta idéia em > notes, com um sistema bootável pelo PCM e o HD interno só para dados. > Segurança: Se você retirar o cartão da "gavetinha", ninguém faz mais > nada com teu note nem poderá acessar seus dados diretamente, pois este > não terá sistema instalado. > > Confesse: é uma idéia no mínimo "pensável".
Por isso comecei a minha resposta como Ok. Mas se você vai deixar os dados na máquina, verifica a possibilidade de colocar um sistema de arquivos criptografado. Assim, se o note passar para a mão de alguém, realmente os teus dados vão ficar invioláveis (nem a PF vai poder destravar, a não ser que tenham o teu sistema portátil). Claro, é bom tu teres redundância dele. Outra coisa, podes utilizar um pen normal para os dados e aí tu podes partir inclusive para soluções tipo mini-pc's, sem HD ou os chamados net-pc's. Basicamente o que você deveria ter é somente interfaces USB, SD, rede, vídeo, memória e processamento. Nada de HD e nem mesmo CD/DVD. Talvez som. Tanto teclado quanto mouse via USB, e vídeo poderia ser SVideo/DVI ou um formato mais moderno. É pra se pensar mesmo. Muito bom para empresas. Nem mesmo notes seriam necessários: um pool de máquinas relativamente baratas, o funcionário que necessita chega lá, espeta o seu "computador" e tá tudo funcionando. Sem problemas com SO, plataformas, nada. Storage sob medida. O problema seria o gerenciamento disso, mas isso é outra história. André Cavalcante -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

