A idéia é essa, André. Vou fazer uns testes por aqui e, se funcionar como planejei, montarei 4 máquinas idênticas em hard. Os sistemas (CF) e dados (Pen ou DVD) ficam intercambiáveis de casa para escritório e vice-versa.
PS: No meu caso não precisarei criptografar, pois os dados principais estarão nos pendrives. Mas para os notes é uma excelente idéia. Salles (Nethell) Em Ter, 2008-09-02 às 11:18 -0300, Andre Cavalcante escreveu: > 2008/9/2 Salles <[EMAIL PROTECTED]>: > > André, > > > > Não vou utilizar USB neste caso, é um cartão Flash PCM via IDE para o > > sistema e o pen (no caso) via USB para dados. > > Já fiz os testes necessários com o cartão e realmente há uma perda de > > velocidade mas não é significativa face ao benefício obtido. > > Para ser sincero, não notei alteração nos aplicativos comuns, apenas um > > retardo nos aplicativos de sistema, como o synaptic, terminal e > > aplicativos de configuração: estes apresentaram uma certa demora tanto > > na abertura como no processamento. > > Mas a idéia de utilizar o sistema na flash me parece muito mais > > confiável que em HDs, desde que (no meu caso), utilize outras mídias > > para os dados, no meu caso pendrives na rotina e dvds nos backups. > > > > Como estou em testes, ainda não tenho uma concretização da > > funcionalidade mas, se rolar legal, pretendo aplicar esta idéia em > > notes, com um sistema bootável pelo PCM e o HD interno só para dados. > > Segurança: Se você retirar o cartão da "gavetinha", ninguém faz mais > > nada com teu note nem poderá acessar seus dados diretamente, pois este > > não terá sistema instalado. > > > > Confesse: é uma idéia no mínimo "pensável". > > Por isso comecei a minha resposta como Ok. Mas se você vai deixar os > dados na máquina, verifica a possibilidade de colocar um sistema de > arquivos criptografado. Assim, se o note passar para a mão de alguém, > realmente os teus dados vão ficar invioláveis (nem a PF vai poder > destravar, a não ser que tenham o teu sistema portátil). Claro, é bom > tu teres redundância dele. Outra coisa, podes utilizar um pen normal > para os dados e aí tu podes partir inclusive para soluções tipo > mini-pc's, sem HD ou os chamados net-pc's. Basicamente o que você > deveria ter é somente interfaces USB, SD, rede, vídeo, memória e > processamento. Nada de HD e nem mesmo CD/DVD. Talvez som. Tanto > teclado quanto mouse via USB, e vídeo poderia ser SVideo/DVI ou um > formato mais moderno. > É pra se pensar mesmo. Muito bom para empresas. Nem mesmo notes seriam > necessários: um pool de máquinas relativamente baratas, o funcionário > que necessita chega lá, espeta o seu "computador" e tá tudo > funcionando. Sem problemas com SO, plataformas, nada. Storage sob > medida. O problema seria o gerenciamento disso, mas isso é outra > história. > > André Cavalcante > -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

