2010/1/29 marcone augusto araújo borges <marconeborge...@hotmail.com>

>  Onde está o erro na seguinte ´´prova´´ de q 1 é o maior número
> natural:´´Suponha,por absurdo,que o maior  número natural fosse um
> n>1.Então,multiplicando ambos os membros desta desigualdade por n,teríamos
> (n^2) > n.Uma contradição pois estamos supondo q n é o maior número
> natural.Eu gostaria de um esclarecimento.Obrigado.

Na conclusão da 'prova' por absurdo, vc continua supondo uma falsidade:
existe um número natural que é o maior.
A prova por absurdo prova a negação da suposição inicial que foi "existe um
número natural maior e este número é maior que 1". Sua negação seria algo
nestes termos: "Não existe número natural maior ou o maior número é 1 (ou 0
;)".

Responder a