From: "Ruda Filgueiras" <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: Re: [PSL-BA] audiência com SECTI
Date: Mon, 26 Mar 2007 16:46:15 -0300

Olá todos,

Eu não havia me manifestado ainda nessa thread, mas me sinto abrigado
a fazer alguns comentários:

On 3/26/07, Carla Elaine Freitas Santos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Eu concordo com a visão de Terceiro. Lembro-me também de algumas
> migrações que tive conhecimento, onde a migração foi forçada pela alta
> gestão, foi muito mal planejada e o que mais se ouviu é "esse linux não
> presta".

Eu acredito que na máxima "risco e oportunidade". Estamos numa esquina
do momento, de mudança de governo e novas escolhas. A questão é que
sempre vai haver um risco da migração não dar certo, e por isso é
fundamental um bom planejamento de forma a suprir realmente as
necessidades dos usuários e não "jogar" o Software Livre para cima
deles.

Além disso a sensibilização e o processo de mudança de paradigma
envolve muitas questões não técnicas e de filosofia em relação a por
que usar isto ou aquilo. Antes de impor algo a SECTI precisa comer da
sua própria comida, investindo em uma migração séria e bem
fundamentada, para depois sugerir isso a outros setores mostrando seus
resultados como o maior incentivo.

> Acho que o ponto principal é conscientizar e mostrar as pessoas as
> possibilidades que se tem com Software Livre. E que na verdade, ele
> presta sim :)

Eu concordo, mas nesse caso não é apenas que ele "presta", pois
funcionar é o mínimo. Se não funcionou direito para os usuários é por
que a migração não foi bem realizada. Eu acho que SL tem condições de
se mostrar mais eficiente (menor custo e maior qualidade/segurança),
devido a suas características, mas para isso precisa ser bem
utilizado. Funcionar por funcionar, tanto faz ser SL ou proprietário.

Além disso coloco algumas questões que podem ser pertinentes:

* Por que a SECTI está investindo nessas tecnologias? Justificativas
técnicas e não técnicas?
* Será que a comunidade (pessoas, governo, universidade, empresas) tem
condição de absorver a demanda que virá se todas essas iniciativas
propostas derem resultado?
* Como formar profissionais qualificados projetar, instalar e manter
essas soluções basedas em SL ?
* Como as empresas do setor de TI vão reagir a essa "ênfase" em SL e
como auxiliá-las a se envolver e participar desse processo via
conscientização?
* Como usar o Software Livre para o desenvolvimento do setor de TI da
Bahia e quebrar o paradigma de que com SL não se pode ganhar dinheiro?

Rudá Porto Filgueiras
Empresa Livre - http://www.empresalivre.com.br

Hospedagem Plone, Zope e Python?
http://www.pytown.com