Ok, pessoal;

Podemos então tentar construir *propostas* a partir da sugestão de
temas sugeridas por Nelson Pretto. Agora, não sei se via lista de
emails seria o melhor lugar... o que vocês acham de colocarmos no
Twiki?

De qualquer forma, vou dando minhas opiniões por aqui... :-P

Em 25/03/07, Nelson Pretto<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> 1. politica de continuidade (será que foi feito mesmo antes?!) migração para
> software livre da SECTI: possibilidades, estimativa de custos, que empresa
> ou grupo poderia dar suporte etc e tal..
Para facilitar este processo de migração, poderíamos propor a
indicação de pessoas (com capacidade tecnica) do PSL-Ba para ocupar
cargos na secretaria com intuito de facilitar este processo. Esta
parte está diretamente ligada com o ítem 3 deste email.

> 2. infocentros: politicas, funcionamento, dpeoimentos dos que conhecem um
> pouco..
 Aqui a pauta, na minha opnião é o PID - o que foi bom? O que se pode melhorar?
Pessoas como Tiago Vaz, Krishna e Valéssio são imprescindíveis. Esta
parte está também diretamente ligada com o ítem 3 deste email - em
particular com o item 3.1 - política de governo.

> 3. politica de SL para o governo do Estado. Papel da SECTI como catalisadora
> disso.
  Penso que aqui temos que ter duas frentes:
   3.1 - Políticas de Governo (com duração de 4 a 8 anos)  -> Software
livre como eixo condutor de políticas de migração tecnológica e
inclusão digital que podem (ou devem!) ser integradas com outras
políticas vinculadas  as secretarias  de Educação, Comunicação (IRDEB)
 e do Trabalho (Economia Solidária). Ressalto que políticas como estas
tem prazo de duração entre 4 a 8 anos. Ou seja, podem mudar de governo
para governo.

   3.2 - Políticas Públicas (de Estado, aprovadas em lei) -> Aprovação
de leis (projeto de lei) que exigiam (obriguem) a adoção de Software
livre pelo Estado da Bahia - independente de mudança de governo.
Alguém conhece algum exemplo de lei que pode servir de referência?

> 4. pesquisas: o que poderia ser incentivado ee stimulado enqto pesqusia em
> SL
  4.1 Massa. Isto  aqui também é muito importante. Poderíamos sugerir
a criação de Editais de Pesquisa (para Universidades Públicas e
Privadas) via FAPESB que atendesse  as demandas de softwares livre
para a Bahia (Estado, Empresas, ONGs, escolas, etc...).

 4.2  Podemos sugerir também a criação de um Centro (Público)
Interdisciplinar de Desenvolvimento de Tecnologias Livres na Bahia em
alguma Universidade, respaldado pela aprovação de um  Projeto de lei,
como sugerido  no ítem 3- um exemplo de Política Pública. E isto não é
viagem... já tive a confirmação de pessoas ligadas a SECTI que isto já
está em discussão por lá.  ;-)

Por fim, gostaria de ressaltar que, na minha opinião, é impossível a
gente construir uma proposta madura e sustentável  sem ao menos  *uma*
reunião presencial. Então dada a importância deste processo, será que
não dá para mantermos a data do dia 31 as 9:00hs com quem estiver
presente, ou mudamos para a sexta mesmo?

Na escuta, câmbio...

Vicente Aguiar :-)

Colibre - www.Colibre.com.br
Cooperativa de Tecnologias Livres.