Talvez tenhamos nos tornado Projeto Open Source Bahia, o que é algo
bem comum em várias comunidades no Brasil e talvez no mundo.

Para entender um pouco a diferença entre Open Source e Free Software:

"A diferença fundamental entre os dois movimentos (OpenSource e Free
Software) está nos seus valores, suas formas de olhar o mundo. Para o
movimento Open Source, a questão que o software deve ser de código
aberto é uma questão prática, não uma questão ética. Como uma pessoa
disse, "Open source é uma metodologia de desenvolvimento;. Software
livre é um movimento social" Para o Open Source, software não-livre é
uma solução inferior. Para o movimento do Software Livre, o software
não-livre é um problema social e o software livre é a solução."

Retirado daqui (traduzido livremente) :
https://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html

Precisamos entender que projeto somos, se ainda somos Software Livre
ou vamos de fato nos render ao OpenSource?

Em todo caso, eu ainda acho que somos "Software Livre".

E como Projeto Software Livre da Bahia, precisamos nos preocupar sim
com a ideologia, percebendo nossas contradições e tentando combatê-las
com sua devida prioridade, mas nunca fechando os olhos para ela.

Eu sinceramente acho um erro termos um GRUPO do PSL-BA no Facebook.
Pois estaríamos criando conteúdo para uma rede FECHADA, ou seja,
estaríamos colaborando com uma estrutura proprietária.

Por outro lado, ainda não estou certo sobre a NÃO utilização desse
canal para divulgação de eventos e afins. Questão estratégica mesmo,
mas isso é outro papo, pois isso é atingir as pessoas e mostrar nossos
meios de organização fora dessa rede :) Fisgar mesmo.

O que foi proposto é criar um grupo, então vamos deixar bem separado
essa argumentação de divulgação, para não misturarmos os assuntos.

Vale salientar, que o Open Source e Software livre não são inimigos,
no mesmo texto indicado acima, temos esse parágrafo:

"Nós não somos contra o movimento Open Source, mas não queremos ser
consideradas em conjunto com eles. Nós reconhecemos que eles têm
contribuído para a nossa comunidade, mas nós criamos esta comunidade,
e nós queremos que as pessoas saibam disso. Queremos que as pessoas
associam as nossas conquistas com os nossos valores e nossa filosofia,
e não com o deles. Queremos ser ouvidos, não obscurecida por trás de
um grupo com diferentes pontos de vista. Para evitar que as pessoas
pensem que somos parte deles, nós tomamos o cuidado de evitar o uso da
palavra "aberto" para descrever o software livre, ou seu contrário,
"fechado", ao falar sobre software não-livre." "O inimigo é o software
proprietário"

Ou seja, não há problema em você ser Open Source, eu apenas acho que
essa forma de ver o código aberto não deve impactar na forma como o
PSL-BA se organiza, a não ser que seja modificado para POS-BA :)

Sigamos, sem Flame ou ataque ao argumentador, pois o debate ainda está
em nível muito bom e talvez possamos sair com um bom saldo dessa nossa
discussão.

LPIC-1 MCSO

BrOffice (http://www.broffice.org).