"Luriel Santana" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> apenas seria legal informar quais licenças se aplicaria melhor nesse
> caso, apenas o informando com a experiência que vc tem.

sim seria legal fazer isso, mas eu suponho que as pessoas que resolveram
responder o thread nao estavam com tempo para isso e responderam do
jeito que podiam no momento. mas acho injusto critica-las porque elas
nao responderam do jeito que voce gostaria.

> Realmente não houve essas discussões nessa thread, mas percebi uma
> certa ironia nas respostas, e acho que é pelo fato de Cristiano ser
> usuário Fedora, mas posso ser que eu esteja errado e aqui peço
> desculpas.

eu não vi nenhuma ironia. a primeira mensagem sobre esse topico apenas
dizia que se o autor pretende chamar de SL tem que usar alguma licença
livre [1], outra pessoa deu uma dica de outro projeto semelhante que usa
GPL [2], e ainda outro procurou esclarecer alguns pontos sobre as
licenças CC e ainda colocou uma questão interessante para discussão [3]:

    mas será que coisas que não são software precisam ser licenciadas
    fornecendo as mesmas liberdades que um software? Ainda tenho minhas
    dúvidas ...

que eu ia responder mas acabei ficando com preguiça (as vezes temos que
escrever emails com cuidado para nao ser mal-entendidos e isso da
trabalho).

pelo que vi, essas 3 pessoas que responderam estão envolvidos com
projetos relacionados ao debian de um jeito ou outro, mas novamente, eu
acho injusto critica-las porque a maneira que elas responderam nao é a
maneira que voce gostaria.

> Eu não falei que alguém foi ofendido, apenas aproveitei e comentei um
> fato que está visível aos olhos de todos (preconceito entre
> distribuições), e isso tenho certeza que tem prejudicado e muito o
> Software Livre, afastando pessoas que querem ajudar.

entao talvez fosse melhor fazer isso em um thread separado e dando
exemplos especificos. como voce respondeu o email de cristiano que tinha
respondido o meu eu achei que estava comentando isso relacionado a esse
thread.

e, a proposito, a melhor maneira de obter uma informação em um grupo de
discussão é fazer uma pergunta clara e objetiva no sujeito de uma
mensagem. se alguem postar uma mensagem com o sujeito "qual a melhor
licença para meu projeto?" vai ter uma maior probabilidade de que
pessoas que tenham esse conhecimento possam responder (lembre que nem
todos leem todas as mensagens).

Abraços,

Pedro Kroger

Footnotes: