On Mon, Sep 25, 2006 at 09:48:08AM -0300, Luriel Santana wrote:

> Eu não falei que alguém foi ofendido, apenas aproveitei e comentei um fato
> que está visível aos olhos de todos (preconceito entre distribuições), e
> isso tenho certeza que tem prejudicado e muito o Software Livre, afastando
> pessoas que querem ajudar.

Luriel, preconceito existe, e ninguém aqui tem autoridade moral pra se
colocar livre disso. O problema aqui é a materialização dele (que
chamam de discriminação). Se ela vem à tona numa discussão séria, o
debatedor perde razão, e se é séria, ele não quer perder razão, então em
vez de se render às paixões ele vai tentar ser imparcial. Caso a
discussão não seja séria, simplesmente não leve a sério :)

Eu vi pouquíssimos casos em que a 'vítima' da panelinha apontou fatos
convincentes de que um grupo não era aberto o suficiente pra ele se
entrosar. Em 99% dos casos o cara se revoltou pelo fato de pessoas na
lista darem respostas objetivas como: "leia a licença e escolha" ou
"pesquise antes de perguntar" ou "se você não detalhar o problema não
podemos te ajudar" ou "esse não é assunto pra essa lista", etc. Veja que
todas essas frases implicam em um certo esforço por parte da 'vítima',
que não foi realizado por algum motivo, que na minha opinião é preguiça
de ler/pesquisar, o que realmente é algo pouco tolerado numa comunidade
que tem como base o auto-didatismo e o esforço individual de fuçar e
aprender.

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz