Ola Pessoal,

   Estou de acordo com Anahuac. Eu acredito que a comunidade do software
livre deve realmente debater profundamenta essas questões.
   Não há vento favorável a quem não sabe a que porto quer chegar... Que
mundo queremos? Um onde o software livre conviva lado a lado com o software
proprietário em uma inter-relação entre dois modelos de negócios
complementares? Será que é isso que devemos buscar?
   Eu penso que o objetivo deva ser um mundo onde o software proprietário
esteja enterrado, como uma aberração de uma sociedade passada. Nesse mundo,
o software não seria utilizado para encher o bolso de multibilionárias
empresas que são na verdade formas de megaexplorar dezenas de milhares de
programadores.
  Uma matéria interessante que achei e que discute esse tema esta em

http://www.inverta.info/quotaInverta/inverta/jornal/411/Especial/411sofliv

Saudações Gnunianas

Rafael