On May 15, 2007, Rafael Evangelista <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Oliva, quem vê pensa que você nunca deu declaração a jornal.

Heh.  De fato.  No meu tempo, as aspas significavam alguma coisa, mas
hoje já nem isso funciona mais :-(

Desculpe supor que você tinha de fato falado uma barbaridade dessas.

> Não gosto do tom irônico do seu "a contribuição do nosso Rafael".

Esse tom irônico apareceu em algum lugar depois de eu ter mandado a
mensagem, porque daqui ele não saiu ;-)

> Apressado está sendo vc. Onde vc leu aí que digo que TODOS os
> programas são meio de produção?

Não diz "encarar *alguns* programas", diz "encarar programas".  Pra
mim, o "todos" tá implícito.

A construção lógica do trecho acima é análoga à seguinte:

  Esse discurso traz para mim o fundamental, que é encarar os números
  primos como números pares.  Afinal, qual o menor número com dois
  divisores, ele mesmo e a unidade?  O dois!

(Note como tentei reproduzir até mesmo a sutileza da diferença entre
"meios de produção" e "utiliza para produzir", usando uma definição um
pouquinho controversa de número primo que exclui a própria unidade ;-)