Oi, FAvdW,

Além do conselho que você deu sobre tom, concordo também com o que
você escreveu a respeito das boas práticas, com exceção de um detalhe:

On Jun 14, 2008, "Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  * "explosão temática": acontece pelas mistura de múltiplos
>    assuntos e temas escalando a conversa sem dividí-la em
>    "sub-discussões" mais objetivas;

>    ou com pessoas que respondem várias vezes a mesma mensagem por
>    que não escreveram um texto completo e vão adicionando parágrafos
>    à medida que vão respondendo.

O 'responder várias vezes' é recomendado como uma prática justamente
para possibilitar dividir as sub-discussões e evitar mensagens
quilométricas sobre vários temas distintos.  Eu ainda não aprendi a
fazer isso, mas é boa prática, não algo de que reclamar, muito menos
atribuir a má fé ou desleixo.  Pode muito bem ser que você tenha tido
experiências em que esse foi o caso, mas acho que não se justifica
banir uma boa prática só porque há maus usos que se parecem com ela.

{}s,

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/