Oi Marcelo,

Acontece que os filósofos e matemáticos se referem a "totalidades" que não são
conjuntos. Quando eles dizem, por exemplo, que a sequência dos ordinais não
forma um conjunto, eles estão se referindo à sequência toda, à totalidade da
sequência. E eles chamam estas coisas de classes próprias. Então parece melhor
identificar totalidades com classes e não com conjuntos, porque as classes
próprias são referenciáveis/identificáveis (ou seja, referidas como
totalidades), mas não são conjuntos.

Saudações,
Daniel.
-----