2012/4/6 João Maldonado <joao_maldona...@hotmail.com>:
> O principio esta certo, mas se for uma prova dissertativa, talvez eles nao
> te dessem nota por nao estar tao completa essa inducao
>
> Eu escreveria assim
>
> Tese f(ak) é PA de razao f(r) para k inteir <=n
> Condicao inicial f(a1)=f(a)+f(r)
> Hipotese f(k)=f(k-1)+f(r) qualquer que seja k inteiro menor que n
> Prova f(an)=f(an-1+r)=f(an-1)+f(r)
Isso não é uma indução, é uma prova direta (como a original,
inclusive). Veja que você não usa que f(a_k) = f(a_{k-1}) + f(r) para
deduzir a mesma coisa para f(a_{k+1}). A única propriedade necessária
é a linearidade mesmo. Eu prefiro a forma original, inclusive:
simples, direta, clara. E se eu estivesse num dia ruim, eu tiraria
pontos da sua, porque ficaria com a impressão que o aluno está
tentando me enrolar.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa