Eu concordo com o Ricardo, ainda não ficou claro para mim a razão para esse
aparente distanciamento entre BROffice.org e OpenOffice.org que estamos
provocando.

Infelizmente tem essa questão ridícula do problema com a marca no Brasil,
mas essa estória de nacionalismo não me convenceu. Me parece mais coerente
contribuir com o projeto original, com a tradução, com o reforço para
corretor gramatical, etc. Existe uma razão concreta para não fazê-lo? para
não compartilhar esse "trabalho fantástico" feito no Brasil?

Até porque a princípio é sempre mais interessante para o usuário utilizar o
empacotamento da distribuição (para simplificar o gerenciamento de
atualizações de segurança por exemplo) e as distros quase sempre utilizam
como base o projeto original.

Abraço,

ASF

On 4/18/07, Ricardo L. A. Banffy <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Cristiano Furtado wrote:
> O BrOffice.org foi modificado para ficar mais agradavel para o usuário e
> empresas. Alem disso ele vem com a base do corretor Gramatical muito
> maior que o OpenOffice.org.

A pergunta, aqui, é por que colaborar "por fora" em um produto
diferente, se isso poderia, eventualmente, ser dado como contribuição ao
produto original? Os mantenedores do original não aceitam a contrubuição?

A questão do nome (Br ou Open) é irrelevante nesse contexto.

Agora, a questão do nome é importante por uma questão de
brand-awareness. Se é objetivo de todos que a qualidade do OpenOffice
seja reconhecida por todo o mundo, por que segmentar a marca em uma
outra que só apela a usuários brasileiros?

E, sendo um fork, não há o risco de incompatibilidades futuras com
macros, plugins, extras e afins? Há alguma garantia de que eles não vão
divergir significativamente? Patches de segurança na árvore do OOo são
portados e disponibilizados para a do BrOo em quanto tempo?

> Agora se eu dar valor ao que as pessoas do meu pais fazem é racismo
> então sou racista. Adoro o Brasil, tenho amor por ele e sei que aqui tem
> vários e vários programadores tão bons quanto la fora.

Concordo. Assim como em Macau ou na Arábia Saudita. Dar maior valor a
realizações equivalentes apenas porque o realizador mora no seu país é
nacionalismo anacrônico e beira perigosamente o racismo.

> Apesar de ter a mesma base, se for assim, para que vc
> usa uma distro se tudo veio de uma base só?? me deixe viu.

Porque Linux não é um sistema operacional - é um kernel. Isso e também
porque eu já brinquei de Linux From Scratch uma vez e estou muito
satisfeito com meu Ubuntu.

Como ele vem com OpenOffice.org e não com BrOffice.org, eu vou sentir
muito a falta da inexistência de uma versão ptbr do OOo, se ela deixar
de existir.