On 5/29/07, Charles Pilger <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
n 5/28/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> +1
>
> Quem bebe da fonte sem ajudar a mantê-la limpa não rouba nada de
> ninguém, mas está dando um mau exemplo, que pode ser prejudicial para
> uma sociedade que não cultua o bom comportamento.

Oliva, desculpe, mas o caso é que nem toda alteração não compartilhada
é caso de "mal comportamento".

Vamos pegar um exemplo hipotético: tenho o meu negócio (o que é
mentira, sou CLT em uma universidade, é para ser exemplo hipotético
MESMO), peguei um sistema aberto de folha de pagamento e ali coloco
uma forma diferente de calcular o rendimento dos meus funcionários,
baseados em produtividade, linhas de código, etc. Esse cálculo irá
definir como serão repartidos os lucros na empresa, seguindo um
critério todo pessoal da minha empresa. É mal comportamento não
repassar essa alteração para o criador do sistema de folha de
pagamento? Não, não é. É uma solução focada, visando atenter às
necessidades de uma única empresa, porque a comunidade perde com isso?
Aliás, colocar esse código na ferramenta significa em acrescentar
coisas que não são válidas, ruídos, o que acaba gerando um executável
maior, o que acarreta em mais consumo de memória, etc...

Se a sua aplicação de folha for bem desenhada, esse seu exemplo nem
alteraria o código da aplicação original. Seria apenas mais uma query
SQL que alteraria os registros certos das tabelas certas, uns poucos
sum(CASE WHEN "foo" THEN ELSE END)., uma coisa rotineira que realmente
ninguém daria importância.

Se você teve que ir no código para fazer isso, isto apenas significa
que você escolheu mal a tecnologia que vai usar, e não que você esteja
realmente resolvendo um problema com código da forma que eles
realmente representem um avanço reutilizável.

Estamos falando de alterações no código da ferramenta que realmente
melhore a ferramenta, e não em alterações de código gambiarra.

          "Que os fontes estejam com você..."

Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]