n 5/28/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> [...]

+1

Quem bebe da fonte sem ajudar a mantê-la limpa não rouba nada de
ninguém, mas está dando um mau exemplo, que pode ser prejudicial para
uma sociedade que não cultua o bom comportamento.

Oliva, desculpe, mas o caso é que nem toda alteração não compartilhada
é caso de "mal comportamento".

Vamos pegar um exemplo hipotético: tenho o meu negócio (o que é
mentira, sou CLT em uma universidade, é para ser exemplo hipotético
MESMO), peguei um sistema aberto de folha de pagamento e ali coloco
uma forma diferente de calcular o rendimento dos meus funcionários,
baseados em produtividade, linhas de código, etc. Esse cálculo irá
definir como serão repartidos os lucros na empresa, seguindo um
critério todo pessoal da minha empresa. É mal comportamento não
repassar essa alteração para o criador do sistema de folha de
pagamento? Não, não é. É uma solução focada, visando atenter às
necessidades de uma única empresa, porque a comunidade perde com isso?
Aliás, colocar esse código na ferramenta significa em acrescentar
coisas que não são válidas, ruídos, o que acaba gerando um executável
maior, o que acarreta em mais consumo de memória, etc...

O quê? Estão falando das mudanças que o Google fez no Linux (sim,
Linux, já que a mudança foi no kernel mesmo) para fins de otimização?
Oras, e se essa otimização é focada num hardware específico, não é uma
solução genérica, logo passível de ser usada por todos? É "mal
comportamento" não entregar esse código?

Sinceramente eu acho que o Eben Moglen falou besteira. Nem todo o
código carece de ser compartilhado, já que são soluções pontuais para
problemas específicos. E não respeitar os segredos dos negócios que
garantem a viabilidade desse negócio... Desculpe, mas o cara não quer
que negócios se sustentem, não?

[]'s
Charles Pilger
Msn: [EMAIL PROTECTED]
Site: http://www.charles.pilger.com.br
"Se você acha educação cara, tente a ignorância." - Derek Bok,
ex-reitor de Harvard